sexta-feira, 15 de agosto de 2014

E. M. José de Abreu - 2014

Projeto Doutores dos Livros

Público Alvo: Alunos do 1° segmento Ensino Fundamental (2° e 3° série)
Duração: Durante o ano letivo

Justificativa
Este projeto remete a buscar e apreciar a leitura de forma criativa e significativa, ao invés de vê-la como uma obrigação. Ouvir os alunos dizerem não gostar da leitura é desconfortável e preocupante. Acabou-se criando um distanciamento dos alunos em relação à leitura.
O aluno através de suas habilidades profissionais de "doutores" irão cuidar de seus pacientes "livros", criando um convívio e uma afinidade espontânea. A leitura tão natural como deve ser, sem exigências, mas como respirar, comer, andar... Motivar, fomentar o gosto por tal prática, trazer à tona com árvore sem frutos; cuidar, adubar, regar, demonstrar amor e exemplo. E colher os frutos.

Objetivo Geral
Trabalhar mais sútil e eficaz, através do encantamento e não de forma obrigatória e com objetivos e argumentos como estes: "você tem quer ler para ser mais inteligente", "você precisa ler para melhorar sua escrita". Oferecendo oportunidade de partilha entre o educando e o ambiente literário (biblioteca) através de atividades propostas, mostrando que se completam e precisam estar integrados, contribuindo como ser participativo, colaborador e criativo.

Objetivo Específico
  • Conhecer princípios de organização e cuidado.
  • Transformar a leitura em um ato prazeroso, significativo e útil.
  • Desenvolver a responsabilidade, atenção, concentração e memória.
  • Valorizar e respeitar o próprio trabalho.
  • Comparar diferentes livros.
  • Conhecer contos de diferentes autores.
  • Relacionar imagem com escrita. 
  • Considerar os livros como patrimônio cultural.
  • Valorizar e respeitar o próprio trabalho.
  • Arrumar e organizar os livros.
  • Resgatar os livros danificados.
  • Coletar e selecionar dados dos livros que estão danificados
Desenvolvimento do Projeto 
A cada bismestre, serão selecionados de 3 à 5 alunos que durante um bimestre trabalharão na enfermarias como doutores como:
  • Arrumação dos livros nas estantes
  • Separação dos livros que estão amassados, com orelhas, rabiscados, sem capa e descolados.
  • Conscientização dos colegas sobre os cuidados com os livros e o espaço onde eles ficam.
  • Confecção de uma caixa que simbolizará a enfermaria e um caderno que será o prontuário.
  • Organização dos livros restaurados.

"Não é somente o acúmulo de conhecimentos que é importante, mas também o modo pelo qual esse conhecimento é utilizado para produzir idéias e soluções novas" (Samuel A. Kirk) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário