Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Seropédica
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Atílio Grégio
PROJETO
DA SALA DE LEITURA
“DESCOBRINDO O PRAZER DA LEITURA”
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(Paulo Freire)
Professora: Pamella Francisco da Silva
Seropédica, 2014
INTRODUÇÃO
Atualmente nossa realidade
tem afastado cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O acesso restrito a
livros, a falta de incentivo, a cultura atual que torna tudo imediato e fácil
são aspectos que dificultam a interação do aluno com o livro. E diante dessa
situação, a escola que possui um importante papel no desenvolvimento do ato ler
do aluno, tem como desafio formar
discentes que sejam leitores criativos, reflexivos e possam agir com autonomia
na sociedade.
A leitura é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem do
discente. É por meio dela que formaremos cidadãos mais críticos, com uma visão mais
ampla do mundo. Mas, a leitura vai além disso. Ler é algo muito prazeroso, é
mágico. Abrir um livro é como abrir a porta para um novo mundo. E nossos alunos
precisam descobrir isso.
JUSTIFICATIVA
O projeto "Descobrindo o
prazer da leitura" visa incentivar o hábito da leitura por prazer, e
assim, sanar ou ao menos, minimizar as dificuldades que sentimos na escola,
como: vocabulário precário, reduzido e informal que ocasiona a dificuldade de
compreensão, além de erros ortográficos que acabam interferindo no bom
desenvolvimento do discente em diversas áreas do conhecimento.
A leitura interfere em vários
processos da educação. Sem ler, o aluno não desenvolve diversas habilidades
inerentes ao próprio processo escolar. Desse modo, este projeto pretende com o
apoio de toda escola, desenvolver autonomia e participação do aluno, a fim de
estimular o prazer da leitura proporcionando um desenvolvimento pleno e a
descoberta de um mundo mágico.
OBJETIVOS
·Estimular a leitura por
prazer, por meio de atividades lúdicas;
·Desenvolver o senso
crítico;
·Desenvolver habilidades
linguísticas: ler, falar e escrever;
·Proporcionar o contato com
um acervo de livros variados;
·Trabalhar gêneros textuais
que estão no currículo mínimo da disciplina;
·Possibilitar a vivência de emoções,
o exercício da fantasia e da imaginação;
·Resgatar valores que serão
trabalhados nos livros escolhidos para o projeto;
·Proporcionar ao aluno
através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes e culturais.
METODOLOGIA / AÇÃO
·O incentivo à leitura será
trabalhado semanalmente através de aulas com duração de 45 minutos;
·Iniciaremos com a
apresentação do livro "Fala sério, professor" da autora Thalita
Rebouças, que será o livro usado no projeto;
·Dando sequência,
trabalharemos gêneros textuais a partir do gênero textual utilizado no livro
(crônica);
·Criação de um diário
virtual;
·Trabalharemos as crônicas
do livro isoladamente, ou seja, as mesmas serão dividas entre as turmas;
·Recreio literário que será realizado
com datas pré-estabelecidas respeitando o calendário escolar e as modificações
pertinentes;
·Elaboração de um livro
utilizando os gêneros textuais trabalhados.
PÚBLICO ALVO
6º ano
ao 9º ano - Ensino Fundamental II
RECURSOS
Recursos humanos:
participação dos alunos, direção e toda equipe pedagógica.
Recursos materiais: livro
"Fala sério, professor" da autora Thalita Rebouças, textos diversos,
revistas, cartolina e etc.
CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido
durante todo o ano letivo.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo
processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu
cotidiano.
OBS: Durante o período de duração deste projeto haverá a necessidade de
trabalharmos com projetos paralelos como: chá literário, festival de música,
dança, entre outros projetos que ocorrerão durante o ano letivo na unidade
escolar.
BIBLIOGRAFIA
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2
ª
ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
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