sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Escola Municipal Atílio Grégio - 2014

Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Seropédica
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Atílio Grégio




PROJETO DA SALA DE LEITURA
Descrição: http://www.professoresnobrasil.com.br/imagens/materias/11112009_120009.jpg“DESCOBRINDO O PRAZER DA LEITURA”











(Paulo Freire)


            

     Professora: Pamella Francisco da Silva



Seropédica, 2014

INTRODUÇÃO

      Atualmente nossa realidade tem afastado cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O acesso restrito a livros, a falta de incentivo, a cultura atual que torna tudo imediato e fácil são aspectos que dificultam a interação do aluno com o livro. E diante dessa situação, a escola que possui um importante papel no desenvolvimento do ato ler do aluno, tem como desafio formar discentes que sejam leitores criativos, reflexivos e possam agir com autonomia na sociedade.
      A leitura é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem do discente. É por meio dela que formaremos cidadãos mais críticos, com uma visão mais ampla do mundo. Mas, a leitura vai além disso. Ler é algo muito prazeroso, é mágico. Abrir um livro é como abrir a porta para um novo mundo. E nossos alunos precisam descobrir isso.
       
 JUSTIFICATIVA
                 
      O projeto "Descobrindo o prazer da leitura" visa incentivar o hábito da leitura por prazer, e assim, sanar ou ao menos, minimizar as dificuldades que sentimos na escola, como: vocabulário precário, reduzido e informal que ocasiona a dificuldade de compreensão, além de erros ortográficos que acabam interferindo no bom desenvolvimento do discente em diversas áreas do conhecimento.
      A leitura interfere em vários processos da educação. Sem ler, o aluno não desenvolve diversas habilidades inerentes ao próprio processo escolar. Desse modo, este projeto pretende com o apoio de toda escola, desenvolver autonomia e participação do aluno, a fim de estimular o prazer da leitura proporcionando um desenvolvimento pleno e a descoberta de um mundo mágico.

OBJETIVOS
·Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
·Desenvolver o senso crítico;
·Desenvolver habilidades linguísticas: ler, falar e escrever;
·Proporcionar o contato com um acervo de livros variados;
·Trabalhar gêneros textuais que estão no currículo mínimo da disciplina;
·Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
·Resgatar valores que serão trabalhados nos livros escolhidos para o projeto;
·Proporcionar ao aluno através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes e culturais.

METODOLOGIA / AÇÃO
·O incentivo à leitura será trabalhado semanalmente através de aulas com duração de 45 minutos;
·Iniciaremos com a apresentação do livro "Fala sério, professor" da autora Thalita Rebouças, que será o livro usado no projeto;
·Dando sequência, trabalharemos gêneros textuais a partir do gênero textual utilizado no livro (crônica);
·Criação de um diário virtual;
·Trabalharemos as crônicas do livro isoladamente, ou seja, as mesmas serão dividas entre as turmas;
·Recreio literário que será realizado com datas pré-estabelecidas respeitando o calendário escolar e as modificações pertinentes;
·Elaboração de um livro utilizando os gêneros textuais trabalhados.

PÚBLICO ALVO
6º ano ao 9º ano - Ensino Fundamental II

RECURSOS
      Recursos humanos: participação dos alunos, direção e toda equipe pedagógica.
      Recursos materiais: livro "Fala sério, professor" da autora Thalita Rebouças, textos diversos, revistas, cartolina e etc.
CRONOGRAMA
      O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

AVALIAÇÃO
      Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano.
OBS: Durante o período de duração deste projeto haverá a necessidade de trabalharmos com projetos paralelos como: chá literário, festival de música, dança, entre outros projetos que ocorrerão durante o ano letivo na unidade escolar.


BIBLIOGRAFIA

     FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001

     GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª
     ed, Cascavel: Assoeste, 1984.





Nenhum comentário:

Postar um comentário