Prefeitura
Municipal de Seropédica
Secretaria
de Educação, Cultura e Esporte
Escola
Estadual Municipalizada Professor Paulo de Assis Ribeiro.
v
IDENTIFICAÇÃO
DO PROJETO
Tema:
Plantando livros, colhi leitores.
Elaboração:
Professora Elizangela de Resende Silva (Sala de Leitura)
Características: Esse projeto será
desenvolvido em todas as turmas do 1ª segmento.
Público alvo: 1º ao 5º Ano de Escolaridade.
Período: Durante o ano letivo.
INDICE.
II.
Justificativa --------------------------------------------------------------------------------------
III.
Objetivos
----------------------------------------------------------------------------------------
IV.
Metodologia ------------------------------------------------------------------------------------
V.
Cronograma -------------------------------------------------------------------------------------
VI.
Recursos ----------------------------------------------------------------------------------------
VII.
Avaliação ---------------------------------------------------------------------------------------
VIII.
Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------
I- INTRODUÇÃO
A
prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que
começamos a compreender o mundo a nossa volta.
Acreditamos
que desenvolver o hábito de leitura nos nossos alunos será fundamental para a
prática de produção de texto. O indivíduo que lê bem escreve adequadamente. Sendo
assim, o propósito deste trabalho é acima de tudo incentivar o aluno à leitura e
à escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades
se desenvolvam de modo eficiente e produtivo.
A
partir desta proposta foi elaborado este projeto de leitura com a finalidade de
levar o conhecimento útil e prático. Colocar os alunos em contato direto com
diversos gêneros tornando a aprendizagem mais eficaz e agradável.
Um
sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto pode ser
uma realidade.
Sonhar
e acreditar que os nossos alunos podem superar as dificuldades e se tornarem leitores
e escritores de suas próprias histórias é mais que um sonho. É mais que uma possibilidade.
O
presente projeto tem por objetivo principal incentivar a leitura e elevar o desempenho,
contribuindo para a inserção dos alunos em práticas de leituras e escritas de
modo significativo, a fim de promover a formação de sujeitos leitores.
Conscientizar comunidade/escola para a importância da leitura no
desenvolvimento humano articulando ações que promovam acessos aos livros e
outros tipos de gêneros textuais.
A
partir da leitura é que o educando alcança a compreensão textual e adquire competência
de leitura, tornando-se um sujeito leitor e não reprodutor da mensagem lida, mas
capaz de reconstruir o significado do texto; despertando o desejo de ler cada dia
mais.
III-OBJETIVOS
Gerais:
v Desenvolver o gosto pela leitura
desde o início das etapas;
Sendo o mediador entre o aluno e os diversos tipos
de gêneros textuais, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada,
interpretando e atribuindo-lhe algum significado.
v Promover o hábito da leitura por
meios de diversos recursos presentes no dia a dia.
v Proporcionar um estreitamento
entre o mundo da leitura e o seu, visando, através disto, sanar as
dificuldades, criando meios para atingir novas descobertas na área de leitura e
escrita.
Específicos:
v Estimular o gosto pela leitura.
v Promover momentos de contação de
histórias.
v Proporcionar manuseio de livros.
v Participar de diferentes
situações de comunicação para que possa interagir em diversos contextos.
v Desenvolver interesse e
curiosidade pela leitura.
v Escolher o livro para ler,
apreciar e participar de rodas de empréstimo.
v Interessar-se por conhecer vários
gêneros textuais escritos.
v Contar histórias, escrever e
ouvir a de outros colegas.
v Interessar-se pela leitura como
fonte de prazer e entretenimento.
v Desenvolver o potencial criativo.
O
projeto será desenvolvido durante o ano letivo, proporcionando aos alunos
momentos de leituras diversificadas, através de cada conto, roda de leitura,
cantinho de gêneros e de histórias. Haverá confecção de livrinhos de história, registros
em fichas, onde a família contribuirá com o auxílio dos trabalhos que serão
enviados para casa.
v Visita à biblioteca da escola;
v Manuseio dos acervos, farão as
escolhas dos livros de sua preferência para a leitura;
v Leitura compartilhada.
v Leitura silenciosa.
v Serão observados e manuseados
vários livros em sala de aula, receberão fichas para fazerem os registros sobre
o livro escolhido.
v Será iniciado com a roda de
leitura compartilhada, o professor dará início a história do livro escolhido
(Jabuti Sabido Macaco metido – Ana Maria Machado) e em seguida cada aluno fará
a leitura seguindo a sequência da história;
v Farão a interpretação oral, destacando
as ações realizadas pelos personagens da história;
v Farão a recriação da história com
a leitura para os demais colegas;
v Com as ações (verbos) escritas em
fichas fixadas no quadro os alunos farão a leitura e executarão através de
gestos (saltar, correr, cantar gritar, levantar) as mesmas.
v Em grupos, pesquisarão as
diversas ações em frases nas revistas, jornais, etc. (diversos gêneros
textuais);
v Algumas palavras serão recortadas
e colocadas dentro de uma garrafa pet com água facilitando o aumento das
letras, um aluno girará a garrafa, onde ela parar, será alguém indicado para
fazer a leitura da palavra e a formação de uma frase;
v Fazer os registros no caderno e a
leitura em voz alta para os demais ouvirem;
v Roda de leitura no tapete - No
tapete vários gêneros textuais para serem manuseados e usados para leituras
diversificadas;
v Frases picadas para construção de
frases e leitura da mesma;
v Leitura de palavras em cartelas, o
aluno deverá fazer a leitura e em seguida executar a ação escrita;
v Leitura compartilhada no cantinho
de leitura;
v Leitura livre no tapete;
v Sacolinha Mágica - os alunos
farão a escolha de um livro no varal de livros e junto receberão uma ficha para
o registro sobre o mesmo, junto com um membro da família e trará no dia
seguinte;
v Exposição de todos os trabalhos
realizados;
v Leitura livre de vários gêneros
textuais;
v Confecção de alguns dos
personagens das histórias contadas e lidas.
Apresentação
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Novembro
|
Dezembro
|
Plano de ação
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Visita à biblioteca
|
X
|
X
|
X
|
||||||
Roda de leitura
|
X
|
X
|
X
|
||||||
Leitura compartilhada
|
X
|
X
|
X
|
||||||
Leitura diversificada
|
X
|
X
|
|||||||
Recortes de revistas
|
X
|
||||||||
Registros de palavras
|
X
|
||||||||
Leitura livre
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||
Confecção de livros
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Dinâmicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||||
Registros de frases
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
VI-RECURSOS
v Sacolinhas mágicas
v Revistas
v Jornais
v Tapetes
v Literaturas
v Garrafa pet
v Cantinho de leitura
v Biblioteca
v Cartolina
v
Canetas
hidrocor
v Lápis de cor
v Folhas de oficio
v Avental de histórias
VII-AVALIAÇÃO
A
avaliação deverá ser contínua, pois o processo de construção de conhecimentos
dará muitos subsídios para perceber os avanços e as dificuldades dos alunos, e
assim rever a prática e redirecionar as ações se for preciso.
Observação
contínua durante todo o projeto com registros, anotações participação e interação
da leitura.
VIII- BIBLIOGRAFIA
Ilustrações
Raul Gastão.RJ:Objetiva2011.
Ø Cipis, Marcelo, Marcelo
Cipis; ilustrações do autor-2 -ed.-São Paulo:
Gaia 2011 Yong, Ed Sete camundongos cegos WMF Martins
Fontes
Ø
Neves
André, 1973 – Livro [Texto e Ilustrações] André Neves – São
Paulo: Callis, 2011
Ø
Bellinghausen,
Ingrid Biesemeyer – Histórias encantadas africanas – Ingrid
BiesemeyerBellinghausen, Ilustrações da autora Belo Horizonte: RHJ, 2011
Ø
Cipis, Marcelo – Se um gato for... /
ilustrações do autor – Gaia 2011
Ø
Galeano,
Eduardo [1940] História da ressurreição do papagaio: Eduardo Galeano – Título
original: História de La Ressurrecion de Papagayo – Ilustrações Antônio Santos
– Tradução Ferreira Gullar – São Paulo Corac – Naifly
Ø
Belinky,
Tatiana – Dez sacizinho/Tatiana Belinky, ilustrações de Roberto Weigand–São
Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário