sexta-feira, 15 de agosto de 2014

E. E. M. Professor Paulo de Assis Ribeiro - 2014

Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Seropédica
Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
Escola Estadual Municipalizada Professor Paulo de Assis Ribeiro.




v  IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tema: Plantando livros, colhi leitores.
Elaboração: Professora Elizangela de Resende Silva (Sala de Leitura)
Características: Esse projeto será desenvolvido em todas as turmas do 1ª segmento.
Público alvo: 1º ao 5º Ano de Escolaridade.
Período: Durante o ano letivo.




INDICE.
I. Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------

II. Justificativa --------------------------------------------------------------------------------------

III. Objetivos ----------------------------------------------------------------------------------------

IV. Metodologia ------------------------------------------------------------------------------------

V. Cronograma -------------------------------------------------------------------------------------

VI. Recursos ----------------------------------------------------------------------------------------

VII. Avaliação ---------------------------------------------------------------------------------------

VIII. Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------



I- INTRODUÇÃO
      O presente projeto “Plantando livros, colhi leitores” será oferecido para os alunos do 1º ao 5ª ano escolaridade, destina-se a incentivar nos alunos o gosto e a prática de leitura, tendo a proposta inicial de incentivar os participantes a superarem suas dificuldades na compreensão e no desenvolvimento dos textos.
       A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a compreender o mundo a nossa volta.
      A leitura não pode se tornar uma obrigação para os nossos alunos e sim um desejo. Quando damos a eles o direito de escolher o que querem ler, passam a valorizar mais esta prática. Observando a deficiência que nossos alunos vêm apresentando, pretendemos auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente, escrevem adequadamente e sentem- se seguros quanto a sua forma de expressão.
      Acreditamos que desenvolver o hábito de leitura nos nossos alunos será fundamental para a prática de produção de texto. O indivíduo que lê bem escreve adequadamente. Sendo assim, o propósito deste trabalho é acima de tudo incentivar o aluno à leitura e à escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo.
      A partir desta proposta foi elaborado este projeto de leitura com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático. Colocar os alunos em contato direto com diversos gêneros tornando a aprendizagem mais eficaz e agradável.
      Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto pode ser uma realidade.
      Sonhar e acreditar que os nossos alunos podem superar as dificuldades e se tornarem leitores e escritores de suas próprias histórias é mais que um sonho. É mais que uma possibilidade.


 II-JUSTIFICATIVA
      O presente projeto tem por objetivo principal incentivar a leitura e elevar o desempenho, contribuindo para a inserção dos alunos em práticas de leituras e escritas de modo significativo, a fim de promover a formação de sujeitos leitores. Conscientizar comunidade/escola para a importância da leitura no desenvolvimento humano articulando ações que promovam acessos aos livros e outros tipos de gêneros textuais.
      A partir da leitura é que o educando alcança a compreensão textual e adquire competência de leitura, tornando-se um sujeito leitor e não reprodutor da mensagem lida, mas capaz de reconstruir o significado do texto; despertando o desejo de ler cada dia mais.
III-OBJETIVOS
Gerais:
v  Desenvolver o gosto pela leitura desde o início das etapas;
Sendo o mediador entre o aluno e os diversos tipos de gêneros textuais, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando e atribuindo-lhe algum significado.
v  Promover o hábito da leitura por meios de diversos recursos presentes no dia a dia.
v  Proporcionar um estreitamento entre o mundo da leitura e o seu, visando, através disto, sanar as dificuldades, criando meios para atingir novas descobertas na área de leitura e escrita.
Específicos:
v  Estimular o gosto pela leitura.
v  Promover momentos de contação de histórias.
v  Proporcionar manuseio de livros.
v  Participar de diferentes situações de comunicação para que possa interagir em diversos contextos.
v  Desenvolver interesse e curiosidade pela leitura.
v  Escolher o livro para ler, apreciar e participar de rodas de empréstimo.
v  Interessar-se por conhecer vários gêneros textuais escritos.
v  Contar histórias, escrever e ouvir a de outros colegas.
v  Interessar-se pela leitura como fonte de prazer e entretenimento.
v  Desenvolver o potencial criativo.




IV-METODOLOGIA
      O projeto será desenvolvido durante o ano letivo, proporcionando aos alunos momentos de leituras diversificadas, através de cada conto, roda de leitura, cantinho de gêneros e de histórias. Haverá confecção de livrinhos de história, registros em fichas, onde a família contribuirá com o auxílio dos trabalhos que serão enviados para casa.
v  Visita à biblioteca da escola;
v  Manuseio dos acervos, farão as escolhas dos livros de sua preferência para a leitura;
v  Leitura compartilhada.
v  Leitura silenciosa.
v  Serão observados e manuseados vários livros em sala de aula, receberão fichas para fazerem os registros sobre o livro escolhido.
v  Será iniciado com a roda de leitura compartilhada, o professor dará início a história do livro escolhido (Jabuti Sabido Macaco metido – Ana Maria Machado) e em seguida cada aluno fará a leitura seguindo a sequência da história;
v  Farão a interpretação oral, destacando as ações realizadas pelos personagens da história;
v  Farão a recriação da história com a leitura para os demais colegas;
v  Com as ações (verbos) escritas em fichas fixadas no quadro os alunos farão a leitura e executarão através de gestos (saltar, correr, cantar gritar, levantar) as mesmas.
v  Em grupos, pesquisarão as diversas ações em frases nas revistas, jornais, etc. (diversos gêneros textuais);
v  Algumas palavras serão recortadas e colocadas dentro de uma garrafa pet com água facilitando o aumento das letras, um aluno girará a garrafa, onde ela parar, será alguém indicado para fazer a leitura da palavra e a formação de uma frase;
v  Fazer os registros no caderno e a leitura em voz alta para os demais ouvirem;
v  Roda de leitura no tapete - No tapete vários gêneros textuais para serem manuseados e usados para leituras diversificadas;
v  Frases picadas para construção de frases e leitura da mesma;
v  Leitura de palavras em cartelas, o aluno deverá fazer a leitura e em seguida executar a ação escrita;
v  Leitura compartilhada no cantinho de leitura;
v  Leitura livre no tapete;
v  Sacolinha Mágica - os alunos farão a escolha de um livro no varal de livros e junto receberão uma ficha para o registro sobre o mesmo, junto com um membro da família e trará no dia seguinte;
v  Exposição de todos os trabalhos realizados;
v  Leitura livre de vários gêneros textuais;
v  Confecção de alguns dos personagens das histórias contadas e lidas.
V-CRONOGRAMA

Apresentação
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Plano de ação
X
X
X
X





Visita à biblioteca

X
X
X
X




Roda de leitura

X
X
X





Leitura compartilhada


X

X
X



Leitura diversificada





X
X


Recortes de revistas






X


Registros de palavras



X





Leitura livre


X
X

X
X
X
X

Confecção de livros





X
X
X
X
Dinâmicas





X
X
X
X
X
Registros de frases



X
X
X
X
X
X

VI-RECURSOS
v  Sacolinhas mágicas
v  Revistas
v  Jornais
v  Tapetes
v  Literaturas
v  Garrafa pet
v  Cantinho de leitura
v  Biblioteca  
v  Cartolina
v  Canetas hidrocor
v  Lápis de cor
v  Folhas de oficio
v  Avental de histórias



VII-AVALIAÇÃO
      A avaliação deverá ser contínua, pois o processo de construção de conhecimentos dará muitos subsídios para perceber os avanços e as dificuldades dos alunos, e assim rever a prática e redirecionar as ações se for preciso.
      Observação contínua durante todo o projeto com registros, anotações participação e interação da leitura.

VIII- BIBLIOGRAFIA
Ø Machado, Ana Maria. Jabuti Sabido e Macaco metido;
Ilustrações Raul Gastão.RJ:Objetiva2011.  

Ø Cipis, Marcelo, Marcelo Cipis; ilustrações do autor-2 -ed.-São Paulo:
 Gaia 2011 Yong, Ed Sete camundongos cegos WMF Martins Fontes

Ø Neves André, 1973 – Livro [Texto e Ilustrações] André Neves – São Paulo: Callis, 2011

Ø Bellinghausen, Ingrid Biesemeyer – Histórias encantadas africanas – Ingrid BiesemeyerBellinghausen, Ilustrações da autora Belo Horizonte: RHJ, 2011


Ø Cipis, Marcelo – Se um gato for... / ilustrações do autor – Gaia 2011

Ø Galeano, Eduardo [1940] História da ressurreição do papagaio: Eduardo Galeano – Título original: História de La Ressurrecion de Papagayo – Ilustrações Antônio Santos – Tradução Ferreira Gullar – São Paulo Corac – Naifly


Ø Belinky, Tatiana – Dez sacizinho/Tatiana Belinky, ilustrações de Roberto Weigand–São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário