Escola Municipal Manoel de Araújo
Dantas
PROJETO DE LEITURA: “Lendo e escrevendo
na escola”
Professora: Elenir Lignon
PROJETO DE LEITURA: “LENDO
E ESCREVENDO NA ESCOLA”
“Meus filhos
terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os
nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.
(Bill Gates)
JUSTIFICATIVA: Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por
diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma
constante interação através da ação leitora.
A todo
instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas,
panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e
outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando
como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A escola é
um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto,
habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se
venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da
exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade
supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar
ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele
que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as
leituras ocorrem.
Com o
propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em
suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem
a Escola Manoel de Araújo Dantas, desenvolverá o Projeto de Leitura “Lendo e
Escrevendo na Escola”, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras
que apresentam no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não
como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.
Objetivo - Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para
estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo
moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores;
Objetivos
Específicos;
•
Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os
alunos;
• Propor
situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros
diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade
crescente;
• Fazer
parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a
indicação das apreciadas;
• Buscar informações,
selecionar estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
•
Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de
variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas
capacidades criativas;
• Incentivar
o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua
Portuguesa;
•
Identificar as características dos gêneros estudados;
• Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos,
procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
• Reconhecer
a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
• Produzir e
revisar textos em diferentes gêneros;
Conteúdos:
•
Leitura
•
Procedimentos de leitura;
•
Características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel;
• Produção
de textos;
• Revisão de
textos;
Situações de
aprendizagem:
6º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Poema;
• Faça a
leitura de um poema bem interessante para turma;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Faça
leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
• Apresente
a biografia de alguns autores (Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade) e
outros que o professor considera interessante;
• Proponha
que os alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
• Peça que
os alunos façam a reescrita de poemas;
• Desafie os
alunos a declamarem os poemas;
7º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Conto;
• Selecione
vários contos para que os alunos leiam;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Realizar a
oficina do livro O príncipe feliz e outros contos, de Oscar Wilde;
• Proponha a
reescrita de um conto com um novo enfoque;
• Organize
uma coletânea de contos reescritos pelos alunos;
• Prepare
uma peça teatral baseada em um conto que os alunos consideram interessante;
8º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Memória Literárias;
• Selecione
livros e textos de Memórias literárias para que os alunos leiam;
• Leituras
de memórias literárias pelo professor;
• Leitura
pelo professor da produção literária da Clarisse, fazendo as marcações
necessárias;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Proponha a
leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
• Roda de
leitura para socializar o livro lido em casa;
• Incentive
os alunos a escreveram suas memórias e/ou as de outra pessoa;
• Organize
uma coletânea de Memórias Literárias;
9º ano
• Crie um
ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Realize
pesquisas sobre a origem do cordel e dos principais cordelistas brasileiros no
Laboratório de Informática e Biblioteca;
• Apresente
aos alunos as características do gênero Literatura de Cordel;
• Selecione
livros de Literatura de Cordel para que os alunos leiam;
• Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Comente
com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões
com amigos e colegas;
• Proponha a
leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
• Roda de
leitura para socializar o livro lido em casa;
• Comente
com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões
com amigos e colegas;
• Solicite
que em duplas os alunos escrevam um livro de Literatura de Cordel;
• Faça a
reescrita dos textos de cordel;
• Organize
uma coletânea dos livros escritos pelos alunos;
• Incentive
os alunos declamar os textos poéticos para a comunidade escolar.
• Criar um
jornal mural;
Produto
final – Realizar uma amostra de todo o projeto.
Recursos: Livros literários, livros infanto-juvenil, revistas, jornais, literatura
de cordel, caixinha de leitura, data show, computador, cartaz, televisão, DVD,
quadro de giz.
Avaliação
- Considerar a participação e o interesse
de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na
clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos
resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e
conceitos construídos ao longo do projeto.
Bibliografia:
Nova escola
– Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola
– Ed – Especial Planejamento;
Nova escola
– Ed. Especial Produção de texto;
Nova escola
– Ler na escola – Ago/ 2010;
Nova escola
– Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010 ;
Nova escola
– Leitura – as melhores estratégias para ler por prazer, para estudar, para se
informar Ago/ 2006;
Professora:
Elenir Lignon
Nenhum comentário:
Postar um comentário