sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Olavo Bilac - 2014

PROJETO:
Viajando pelo Mundo indescritível da Leitura

Professoras de Sala de Leitura: Gláucia Valéria Predes, Maria
Aparecida, Tatiana Rafael Pereira, Graziele Lima Faustino e
Andréa Lacerda de Bianco (Bibliotecária)
2014



Sumário






Secretaria Municipal de Educação

Escola Estadual Municipalizada Olavo Bilac

SALA DE LEITURA MONTEIRO LOBATO

PROJETO: Viajando pelo Mundo indescritível da Leitura

PÚBLICO ALVO:


Alunos da Educação Infantil, Educação Especial, Educação dos Anos Iniciais (4º e 5º anos), dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos.

DURAÇÃO:


12 meses

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.
                                                                     Bill Gates



JUSTIFICATIVA


Ler é uma forma de sabedoria que deve ser praticada diariamente, pois através da leitura podemos adquirir novos conhecimentos que nos conduzem a cidadania.
Atualmente, a necessidade de ler tornou-se prática necessária, pois vivemos em tempos em que as informações mudam a todo instante e a leitura é um dos veículos de informação mais utilizados pelos seres humanos.
Diante deste cenário, o interesse pela leitura de livros ainda está muito distante entre cidadãos alfabetizados.
Por isso a necessidade de estimular o gosto pela leitura nos ciclos da Educação Básica, e até mesmo, na Educação de Jovens e Adultos.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresentando, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se, então, necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito pela leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando. Entendemos que os livros devem, por todas as fases do indivíduo, acompanha-los exercitando cada vez mais sua imaginação, expandindo seu vocabulário, ampliando sua visão de mundo, reconhecendo e vivenciando valores, tornando-o não somente um bom aluno, mas formando o caráter do mesmo, e num processo gradativo, transformando-o num elemento modificador da sociedade. Tendo como fundamental neste processo, despertar as competências leitoras, o indivíduo que lê, compreende e interpreta o mundo ao seu redor independente de idade e fase escolar no qual está inserido.

A própria sociedade de consumo faz muitos de seus apelos através da linguagem escrita e chega por vezes a transformar em consumo o ato de ler, os rituais da leitura e o acesso a ela. Assim, no contexto de um projeto de educação democrática, vem à frente a habilidade de leitura, essencial para quem quer ou precisa ler jornais, assinar contratos de trabalho, procurar emprego através de anúncios, solicitar documentos na política, enfim, para todos aqueles que participam, mesmo que à revelia, dos circuitos da sociedade moderna, que fez da escrita seu código oficial. Mas a leitura literária também é fundamental. É à literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discutem, simbolicamente, seus impasses, seus desejos, suas utopias. Por isso a literatura é importante no currículo escolar: o cidadão, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente, mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muitos.
LAJOLO, 1 999, p. 105 – 6

OBJETIVO GERAL


Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Incrementar a leitura no âmbito escolar;
·         Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem;
·         Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
·         Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras;
·         Enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global;
·         Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, gravidez na adolescência, meio ambiente, direitos humanos, entre outros, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida;
·         Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do educando;
·         Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
·         Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando a visão de mundo;
·         Auxiliar o aluno no processo de construção da sua identidade e na formação de valores próprios;
·         Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes;
·         Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar, analisar...
·         Promover a integração dos educadores e educando nas atividades programadas de modo que haja uma participação de todos;
·         Estimular o hábito da leitura de forma significativa;
·         Reconhecer a leitura como uma prática social presente no cotidiano;
·         Conservar e valorizar o acervo, bem como o espaço de sala de leitura;
·         Oportunizar aos alunos a convivência com os livros e leitores compartilhando práticas de leitura;
·         Vivenciar situações de escrita com base nos textos trabalhados;
           ·          Desenvolver habilidades de leitura por níveis de complexidade, adequando esse processo ao grau de dificuldade dos textos e das atividades propostas;
           ·          Destacar as diversas intenções de leitura: ler para se informar, ler para escolher diversão e lazer, ler para saber mais sobre sua própria cultura, ler para estudar;
           ·          Proporcionar o conhecimento de gêneros textuais literários: crônica, conto, lenda, romance, texto dramática, poema etc.

Desenvolvimento do projeto


 Acreditamos no poder da leitura, que construirá em cada um desses futuros leitores, a consciência de que o conhecimento será um poderoso aliado na sua formação de indivíduo e cidadão. Por essa razão que pretendemos expor todos os benefícios da leitura de forma lúdica, significativa e prazerosa para que os alunos possam adquirir as competências leitoras. Com o apoio dos professores poremos em pratica as atividades num só objetivo de fomentar a leitura gradativamente. Vale ressaltar que este projeto é apenas um passo dentre muitos outros que deveremos dar em todo o decorrer do projeto. Atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico. Deste modo, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
·         Leitura livre e direcionada;
·         Empréstimo de livros;
·         Hora do Conto;
·         Hora da Poesia, incluindo o concurso de declamação, despertar de poetas, trabalho com rimas;
·         Dramatização de textos;
·         Teatro;
·         Sacola mágica;
·         Música e dança;
·         Roda de leitores;
·         Horário de Pesquisa;
·         Clube da Leitura;
·         Corredor literário;
·         Quiz do conhecimento;
·         Mini palestras.

MATERIAL E MÉTODOS DA SALA DE LEITURA


·         Caderno de registro de cada aula;
·         Livro tombo (Acervo);
·         Caderno de empréstimo;
·         Ficha de sócio;
·         Baú da história;
·         Caixa: Gêneros textuais;
·         Data show;
·         Filmes.

CONTEÚDOS


  • Leitura e escrita de textos de memória;
  • Fábulas;
  • Contos de Fadas;
  • Contos Populares;
  • Leitura de texto;
  • Advinhas, trava-língua e parlenda;
  • Crônicas;
  • Folclore;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Texto dramático;
  • Literatura de Cordel;
  • Jornal;
  • Teatro;
  • Música;
  • Dança;
  • Receitas;
  • Datas comemorativas.



AVALIAÇÃO


Ocorrerá durante todo o processo de ensino e aprendizagem.  A partir da verificação dos trabalhos desenvolvidos pelos educandos com base na leitura e produção de textos. Sendo como culminância o Sarau Literário com a colaboração dos professores da Educação Infantil, Educação Especial, dos Anos Iniciais, Anos Finais (Língua Portuguesa e Produção Textual) e Educação de Jovens e Adultos.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARCELLOS, Gládis Maria Ferrão; NEVES, Iara Conceição Bitencourt. A Hora do Conto: da
Fantasia ao Prazer de Ler. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1995.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de
Janeiro: Qualitymark, 1997.
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 2. Ed. São Paulo: Ática,
1998.
______ . O conto de fadas: o imaginário infantil e a educação. Criança: revista do professor de Educação Infantil, Brasília, DF., p. 10-12, jan. 2005.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 18. Ed. SãoPaulo: Ática, 2003.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. Ed. São Paulo: Ática, 1999.

KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 2. Ed. Campinas: Pontes, 1996.
_______. Oficina de leitura: teoria e prática. 6. Ed. Campinas: Pontes, 1998.
_______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6. Ed. Campinas: Pontes, 1999.

KOCH; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

PARÂMETROS Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.


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