PROJETO:
Viajando pelo Mundo indescritível
da Leitura
Professoras de Sala de Leitura:
Gláucia Valéria Predes, Maria
Aparecida,
Tatiana Rafael Pereira, Graziele Lima Faustino e
Andréa Lacerda
de Bianco (Bibliotecária)
2014
Sumário
Secretaria
Municipal de Educação
Escola Estadual Municipalizada Olavo
Bilac
SALA DE LEITURA MONTEIRO LOBATO
PROJETO: Viajando
pelo Mundo indescritível da Leitura
PÚBLICO
ALVO:
Alunos da Educação Infantil,
Educação Especial, Educação dos Anos Iniciais (4º e 5º anos), dos Anos Finais
(6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos.
DURAÇÃO:
12
meses
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão
livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -
inclusive a sua própria história”.
Bill Gates
Bill Gates
JUSTIFICATIVA
Ler é uma forma de sabedoria
que deve ser praticada diariamente, pois através da leitura podemos adquirir
novos conhecimentos que nos conduzem a cidadania.
Atualmente, a necessidade de ler tornou-se
prática necessária, pois vivemos em tempos em que as informações mudam a todo
instante e a leitura é um dos veículos de informação mais utilizados pelos
seres humanos.
Diante deste cenário, o interesse pela
leitura de livros ainda está muito distante entre cidadãos alfabetizados.
Por isso a necessidade de
estimular o gosto pela leitura nos ciclos da Educação Básica, e até mesmo, na
Educação de Jovens e Adultos.
Sabendo que o aluno tem
pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresentando, na escola,
dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se, então, necessário
a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito pela leitura,
condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do
educando. Entendemos que os livros devem, por todas as fases do indivíduo,
acompanha-los exercitando cada vez mais sua imaginação, expandindo seu
vocabulário, ampliando sua visão de mundo, reconhecendo e vivenciando valores,
tornando-o não somente um bom aluno, mas formando o caráter do mesmo, e num
processo gradativo, transformando-o num elemento modificador da sociedade.
Tendo como fundamental neste processo, despertar as competências leitoras, o
indivíduo que lê, compreende e interpreta o mundo ao seu redor independente de
idade e fase escolar no qual está inserido.
A
própria sociedade de consumo faz muitos de seus apelos através da linguagem
escrita e chega por vezes a transformar em consumo o ato de ler, os rituais da
leitura e o acesso a ela. Assim, no contexto de um projeto de educação
democrática, vem à frente a habilidade de leitura, essencial para quem quer ou
precisa ler jornais, assinar contratos de trabalho, procurar emprego através de
anúncios, solicitar documentos na política, enfim, para todos aqueles que
participam, mesmo que à revelia, dos circuitos da sociedade moderna, que fez da
escrita seu código oficial. Mas a leitura literária também é fundamental. É à
literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes
imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos
quais uma sociedade expressa e discutem, simbolicamente, seus impasses, seus
desejos, suas utopias. Por isso a literatura é importante no currículo escolar:
o cidadão, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da
linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente,
mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muitos.
LAJOLO, 1 999, p. 105 – 6
OBJETIVO GERAL
Despertar, incentivar e promover a leitura no
âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade
ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Incrementar a leitura no âmbito escolar;
·
Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da
leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem;
·
Exercitar a leitura como prática democrática,
fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
·
Integrar a comunidade escolar mediante a
multiplicidade de leituras;
·
Enriquecer o conteúdo interdisciplinar,
visando o aprendizado global;
·
Inserir no cotidiano escolar abordagens que
enfoquem: sexo, saúde, gravidez na adolescência, meio ambiente, direitos
humanos, entre outros, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida;
·
Propiciar ao educando enfoques básicos de
aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do
educando;
·
Desenvolver as habilidades linguísticas:
falar, escutar, ler e escrever;
·
Compreender a intenção, o ponto de vista de
quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas
vivências, ampliando a visão de mundo;
·
Auxiliar o aluno no processo de construção da
sua identidade e na formação de valores próprios;
·
Contribuir para a formação de leitores
autônomos e competentes;
·
Propor atividades em que os alunos tenham que
perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar,
analisar...
·
Promover a integração dos educadores e
educando nas atividades programadas de modo que haja uma participação de todos;
·
Estimular o hábito da leitura de forma
significativa;
·
Reconhecer a leitura como uma prática social
presente no cotidiano;
·
Conservar e valorizar o acervo, bem como o
espaço de sala de leitura;
·
Oportunizar aos alunos a convivência com os
livros e leitores compartilhando práticas de leitura;
·
Vivenciar situações de escrita com base nos
textos trabalhados;
·
Desenvolver habilidades de leitura por níveis
de complexidade, adequando esse processo ao grau de dificuldade dos textos e
das atividades propostas;
·
Destacar as diversas intenções de leitura:
ler para se informar, ler para escolher diversão e lazer, ler para saber mais
sobre sua própria cultura, ler para estudar;
·
Proporcionar o conhecimento de gêneros
textuais literários: crônica, conto, lenda, romance, texto dramática, poema
etc.
Desenvolvimento
do projeto
Acreditamos no poder da leitura, que
construirá em cada um desses futuros leitores, a consciência de que o
conhecimento será um poderoso aliado na sua formação de indivíduo e cidadão.
Por essa razão que pretendemos expor todos os benefícios da leitura de forma
lúdica, significativa e prazerosa para que os alunos possam adquirir as
competências leitoras. Com o apoio dos professores poremos em pratica as
atividades num só objetivo de fomentar a leitura gradativamente. Vale ressaltar
que este projeto é apenas um passo dentre muitos outros que deveremos dar em
todo o decorrer do projeto.
Atividades desenvolvidas na sala de leitura buscam realizar um trabalho
interdisciplinar de acordo com o tema do Projeto Político Pedagógico. Deste
modo, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
·
Leitura
livre e direcionada;
·
Empréstimo
de livros;
·
Hora
do Conto;
·
Hora
da Poesia, incluindo o concurso de declamação, despertar de poetas, trabalho com
rimas;
·
Dramatização
de textos;
·
Teatro;
·
Sacola
mágica;
·
Música
e dança;
·
Roda
de leitores;
·
Horário
de Pesquisa;
·
Clube
da Leitura;
·
Corredor
literário;
·
Quiz
do conhecimento;
·
Mini
palestras.
MATERIAL
E MÉTODOS DA SALA DE LEITURA
·
Caderno
de registro de cada aula;
·
Livro
tombo (Acervo);
·
Caderno
de empréstimo;
·
Ficha
de sócio;
·
Baú
da história;
·
Caixa:
Gêneros textuais;
·
Data
show;
·
Filmes.
CONTEÚDOS
- Leitura e escrita de textos de
memória;
- Fábulas;
- Contos de Fadas;
- Contos Populares;
- Leitura de texto;
- Advinhas, trava-língua e
parlenda;
- Crônicas;
- Folclore;
- Histórias em quadrinhos;
- Texto dramático;
- Literatura de Cordel;
- Jornal;
- Teatro;
- Música;
- Dança;
- Receitas;
- Datas comemorativas.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o
processo de ensino e aprendizagem. A partir da verificação dos trabalhos
desenvolvidos pelos educandos com base na leitura e produção de textos. Sendo
como culminância o Sarau Literário com a colaboração dos professores da
Educação Infantil, Educação Especial, dos Anos Iniciais, Anos Finais (Língua
Portuguesa e Produção Textual) e Educação de Jovens e Adultos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BARCELLOS, Gládis
Maria Ferrão; NEVES, Iara Conceição Bitencourt. A Hora do Conto: da
Fantasia
ao Prazer de Ler. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1995.
VILLARDI, Raquel. Ensinando
a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de
Janeiro:
Qualitymark, 1997.
COELHO, Betty. Contar
histórias: uma arte sem idade. 2. Ed. São Paulo: Ática,
1998.
______ . O conto de
fadas: o imaginário infantil e a educação. Criança: revista do professor
de Educação Infantil, Brasília, DF., p. 10-12, jan. 2005.
CUNHA, Maria
Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 18. Ed.
SãoPaulo: Ática, 2003.
LAJOLO,
Marisa. Do mundo da leitura para a
leitura do mundo. 4. Ed. São Paulo: Ática, 1999.
KLEIMAN,
Ângela. Leitura: ensino e pesquisa.
2. Ed. Campinas: Pontes, 1996.
_______.
Oficina de leitura: teoria e prática. 6. Ed. Campinas: Pontes, 1998.
_______. Texto e leitor: aspectos cognitivos
da leitura. 6. Ed. Campinas: Pontes, 1999.
KOCH; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto.
São Paulo: Contexto, 2006.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF,
1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário