Estado do Rio de
Janeiro
Prefeitura Municipal
de Seropédica
Secretaria Municipal
de Educação
Escola Municipal Maria Archanja de Farias
Professora: Eliane
Projeto Pedagógico
Sala de Leitura
Tema: Descobrindo o mundo através da leitura.
Sumário
I –
Apresentação
II –
Justificativa
III –
Objetivos
IV –
Público Alvo
V –
Meta
VI –
Procedimentos Metodológicos
VII –
Recursos Humanos
VIII -
Avaliação
I-
Apresentação
O presente projeto de sala de leitura
intitulado “Descobrindo o mundo através da leitura” tem a pretensão de
contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos, capazes
de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos consciente de sua
atuação na sociedade, entendida como pré-condição do exercício pleno da
cidadania.
A implementação deste projeto vem favorecer significativamente o
processo ensino-aprendizagem visto que propõe a colaboração para o estímulo da
leitura e escrita no interior do espaço escolar e, consequentemente, melhorar o
desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está
inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.
II-
Justificativa
Sabe-se que a leitura é algo imprescindível
para todos. No entanto, muitos ainda a encaram como um “bicho de sete cabeças”,
visto que não conseguem entender, compreender e interpretar o que lêem.
“Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o
seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação
dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura
é um ato de educação e educação é um ato profundamente político”. (Antônio
Joaquim Severino)
Ao observar à afirmação do referido autor, fica claro que não é possível
pensar a educação desvinculada da leitura, pois é esta uma ferramenta de suma
importância/indispensável, pois compreendemos que através da leitura os
educandos terão várias possibilidades de adquirir conhecimento, informação,
lazer, cultura e integração social, possibilitando transformações tanto
individuais como coletivas. Ademais, a leitura e a escrita são valores importantes
para o homem tornar-se cidadão consciente de seu discurso e do poder que tem.
Sem esses valores tão indispensáveis nos tornamos seres incapazes de exercer
plenamente nossa cidadania.
O projeto “Descobrindo o mundo através da leitura” vem com a intenção de
proporcionar aos nossos educandos condições reais de interação ao mundo
letrado. No entanto, não basta apenas se ter a consciência de que a leitura é
indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato de ler venha se tornar uma realidade concreta
na vida desse indivíduo.
III- Objetivos
Geral: Desenvolver
habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto
estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento
lingüístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a construção da
cidadania.
Específicos:
* Despertar o interesse e o gosto pela leitura
e escrita estimulando o hábito diário da leitura.
* Ampliar o repertório literário dos alunos
por meio da leitura diária.
* Conhecer e identificar textos diversos
(literários e não literários).
* Identificar e relacionar os diversos gêneros
literários.
* Possibilitar um maior contato entre criança
e livro.
* Desenvolver atividades interdisciplinares,
dialogando com as mais diversas áreas do conhecimento, levando a percepção de
que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita é uma atribuição de
todos.
* Possibilitar momentos de integração e interação
com outras salas como a de informática através da divulgação dos acervos
literários da sala de leitura, etc.
* Divulgar e criar campanhas para estimular os
empréstimos de livros.
* Elaborar junto com o educando projetos
ligados aos temas transversais, visando à discussão dos mesmos e a culminância
em eventos da escola.
* Relacionar os textos lidos com a vida
diária.
* Promover momentos de socialização levando o
educando a expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções
individuais.
* Proporcionar aos educandos leituras
literárias e oficinas de redação, para o
desenvolvimento da oralidade e da produção textual.
* Desenvolver o senso crítico a partir dos
livros lidos e relidos.
IV-
Público Alvo:
* Alunos do 1º ao 5º ano.
* Pais e funcionários da escola.
V- Meta
O projeto tem como meta alcançar pelo menos 80% dos alunos, estimulando-os
a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através do interesse revela- do
nos empréstimos, nas frequências e participações das atividades propostas pela
sala de leitura.
VI-
Procedimentos Metodológicos
As propostas metodológicas do projeto serão desenvolvidas durante todo o
período letivo e envolverão as seguintes atividades:
* Levantamento dos recursos disponíveis.
* Planejamento das ações (dinâmica de sala de
aula).
* Levantamento dos alunos que apresentarem
dificuldade na leitura através de teste diagnóstico individual.
* Apresentação do Projeto a comunidade
escolar.
* Rodas de conversas.
* Apresentação e esclarecimento de dúvidas
para os alunos da sala de leitura.
* Reconhecimento do espaço da sala de leitura
e dos acervos existentes.
* Construção coletiva do contato social
(regras de convivência).
* A hora dos vídeos.
* Exposição oral e escrita das leituras lidas
e ouvidas articuladas a vivência diária.
* Divulgação dos acervos literários para os
empréstimos de livros.
* Gincana da leitura (Dia do Livro).
* Reescrever textos lidos e ouvidos.
* Produção de texto através da escrita e do
desenho.
* Debate sobre leitura.
* A hora do conto.
* Sarau de poesias.
* Fazendo poesia: varal.
* Teatro de fantoches abordando temas
transversais.
* Dramatização (Datas comemorativas).
* O dia da leitura na escola (Pais e alunos).
VII-
Recursos Humanos:
* Professores lotados na sala de leitura;
* Professores de classes regulares, de Ed.
Física, de Filosofia e de Música (1º ao 5º ano);
* Alunos (1º ao 5º ano);
* Parcerias (Autoridades governamentais e não
governamentais).
VIII-
Avaliação
Ocorrerá ao longo de todo o ano letivo. Será
processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a observação do
envolvimento e interesse dos alunos e professores nas atividades propostas que
serão registradas nos arquivos da sala de leitura sendo discutidos
coletivamente os avanços e as dificuldades durante o processo
ensino-aprendizagem.
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