sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Escola Municipal Maria Archanja de Farias - 2014


                                                 

                      
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Seropédica
Secretaria Municipal de Educação




Escola Municipal Maria Archanja de Farias
Professora: Eliane


Projeto Pedagógico



Sala de Leitura



Tema: Descobrindo o mundo através da leitura.











Sumário


I – Apresentação

II – Justificativa

III – Objetivos

IV – Público Alvo

V – Meta

VI – Procedimentos Metodológicos

VII – Recursos Humanos

VIII - Avaliação











I- Apresentação

    O presente projeto de sala de leitura intitulado “Descobrindo o mundo através da leitura” tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos consciente de sua atuação na sociedade, entendida como pré-condição do exercício pleno da cidadania.

   A implementação deste projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem visto que propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar e, consequentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.


II- Justificativa

       Sabe-se que a leitura é algo imprescindível para todos. No entanto, muitos ainda a encaram como um “bicho de sete cabeças”, visto que não conseguem entender, compreender e interpretar o que lêem.
      
       “Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político”. (Antônio Joaquim Severino)
       Ao observar à afirmação do referido autor, fica claro que não é possível pensar a educação desvinculada da leitura, pois é esta uma ferramenta de suma importância/indispensável, pois compreendemos que através da leitura os educandos terão várias possibilidades de adquirir conhecimento, informação, lazer, cultura e integração social, possibilitando transformações tanto individuais como coletivas. Ademais, a leitura e a escrita são valores importantes para o homem tornar-se cidadão consciente de seu discurso e do poder que tem. Sem esses valores tão indispensáveis nos tornamos seres incapazes de exercer plenamente nossa cidadania.

      O projeto “Descobrindo o mundo através da leitura” vem com a intenção de proporcionar aos nossos educandos condições reais de interação ao mundo letrado. No entanto, não basta apenas se ter a consciência de que a leitura é indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato  de ler venha se tornar uma realidade concreta na vida desse indivíduo.

III- Objetivos

Geral: Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento lingüístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na  formação de valores e para a construção da cidadania.


 Específicos:
     
 * Despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita estimulando o hábito diário da leitura.

 * Ampliar o repertório literário dos alunos por meio da leitura diária.

 * Conhecer e identificar textos diversos (literários e não literários).

 * Identificar e relacionar os diversos gêneros literários.

 * Possibilitar um maior contato entre criança e livro.

 * Desenvolver atividades interdisciplinares, dialogando com as mais diversas áreas do conhecimento, levando a percepção de que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita é uma atribuição de todos.

 * Possibilitar momentos de integração e interação com outras salas como a de informática através da divulgação dos acervos literários da sala de leitura, etc.

 * Divulgar e criar campanhas para estimular os empréstimos de livros.

 * Elaborar junto com o educando projetos ligados aos temas transversais, visando à discussão dos mesmos e a culminância em eventos da escola.

 * Relacionar os textos lidos com a vida diária.

 * Promover momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais.

 * Proporcionar aos educandos leituras literárias  e oficinas de redação, para o desenvolvimento da oralidade e da produção textual.

 * Desenvolver o senso crítico a partir dos livros lidos e relidos.


IV- Público Alvo:

 * Alunos do 1º ao 5º ano.

 * Pais e funcionários da escola.

V- Meta

     O projeto tem como meta alcançar pelo menos 80% dos alunos, estimulando-os a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através do interesse revela- do nos empréstimos, nas frequências e participações das atividades propostas pela sala de leitura.

VI- Procedimentos Metodológicos

     As propostas metodológicas do projeto serão desenvolvidas durante todo o período letivo e envolverão as seguintes atividades:

 * Levantamento dos recursos disponíveis.

 * Planejamento das ações (dinâmica de sala de aula).

 * Levantamento dos alunos que apresentarem dificuldade na leitura através de teste diagnóstico individual.

 * Apresentação do Projeto a comunidade escolar.

 * Rodas de conversas.

 * Apresentação e esclarecimento de dúvidas para os alunos da sala de leitura.

 * Reconhecimento do espaço da sala de leitura e dos acervos existentes.

 * Construção coletiva do contato social (regras de convivência).

 * A hora dos vídeos.

 * Exposição oral e escrita das leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária.

 * Divulgação dos acervos literários para os empréstimos de livros.

 * Gincana da leitura (Dia do Livro).

 * Reescrever textos lidos e ouvidos.

 * Produção de texto através da escrita e do desenho.

 * Debate sobre leitura.

 * A hora do conto.

 * Sarau de poesias.

 * Fazendo poesia: varal.

 * Teatro de fantoches abordando temas transversais.

 * Dramatização (Datas comemorativas).

 * O dia da leitura na escola (Pais e alunos).


VII- Recursos Humanos:

 * Professores lotados na sala de leitura;

 * Professores de classes regulares, de Ed. Física, de Filosofia e de Música (1º ao 5º ano);

 * Alunos (1º ao 5º ano);

 * Parcerias (Autoridades governamentais e não governamentais).


VIII- Avaliação

       Ocorrerá ao longo de todo o ano letivo. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores nas atividades propostas que serão registradas nos arquivos da sala de leitura sendo discutidos coletivamente os avanços e as dificuldades durante o processo ensino-aprendizagem.

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