ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL VALTAIR GABI
Apresentação do projeto
da Sala de Leitura para o ano letivo de 2014.
Seropédica, 30 de março
de 2014
SALA DE LEITURA CORA CORALINA
PROJETO 2014
“Semeando
Leitura
e
Colhendo Amizades
Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada
propósito
debaixo do céu:
debaixo do céu:
Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar
e tempo de arrancar o que se plantou,...
e tempo de arrancar o que se plantou,...
(Eclesiastes versículo bíblico)
Sobre Cora Coralina:
Falar de Cora Coralina e de agricultura familiar é muito simples. Cora
escrevia sobre as coisas simples da vida. Plantou em sua trajetória lindas
citações de sua terra natal.
Talvez seja rude dizer que a leitura faz parte do folclore brasileiro,
tendo em vista que o avanço tecnológico, e o descaso do homem com a natureza
nos induz a economia de papel.
Para que não morra a simplicidade do
plantio e a nobreza da colheita, vimos através deste projeto um caminho para
semear a leitura no ambiente familiar, e que nossos alunos sejam os semeadores.
E quem sabe resgatar as rodas de cantigas e contos que tanto nos encantavam
quando crianças.
“Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na
música de seus versos”.
Mulher simples, doceira de
profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários,
produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do
interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do
Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado
de Goiás.
Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.
Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934. “Mamãe foi uma mulher à frente do seu tempo”, diz a filha caçula, Vicência Brêtas Tahan, autora do livro biográfico Cora Coragem Cora Poesia. “Dona de uma mente aberta, sempre nos passou a lição de coragem e otimismo.” Aos 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e enviá-las aos editores. Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.
Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.
Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934. “Mamãe foi uma mulher à frente do seu tempo”, diz a filha caçula, Vicência Brêtas Tahan, autora do livro biográfico Cora Coragem Cora Poesia. “Dona de uma mente aberta, sempre nos passou a lição de coragem e otimismo.” Aos 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e enviá-las aos editores. Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.
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Frases famosas que norteiam o projeto:
“O que vale na vida não é
o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que
colher”. Cora Coralina
“O saber a gente aprende
com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os
humildes”. Cora Coralina
“Fiz a escalada da
montanha da vida
removendo pedras e plantando flores”. Cora Coralina
removendo pedras e plantando flores”. Cora Coralina
“Lindo demais
Coração é terra que ninguém vê”. Cora Coralina
Coração é terra que ninguém vê”. Cora Coralina
SUMÁRIO
PÚBLICO
ALVO
DURAÇÃO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVO
GERAL
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
METODOLOGIA
E PLANO DE AÇÃO
DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO
CONTEÚDOS
AVALIAÇÃO
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ð
PÚBLICO ALVO:
Alunos
do 2º segmento do Ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).
ð
DURAÇÃO:
08 meses (De abril a novembro de
2014).
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JUSTIFICATIVA:
As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas. Desde pequenos,
somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e
imagens. Mesmo as crianças que residem longe dos grandes centros urbanos ou são
muito pobres, não dispondo pois, de livros impressos, conhecem o significado de
certas siglas e sabem identificar as figuras e os nomes de personagens
divulgados por meio de propaganda audiovisual, da televisão, das histórias
ouvidas e reproduzidas.
O
universo da leitura envolve o ser humano por todos os lados, estimulando a
aprendizagem, tarefa delegada à escola por ocasião da alfabetização, nos
primeiros anos da alfabetização, nos primeiros anos da educação fundamental.
Nem sempre os resultados são positivos, e muitas crianças acabam por ficar
excluídas do mundo das letras, aquele mesmo que as rodeia e que gostariam de
decifrar com habilidade e fluência.
Percebemos que a realidade atual vem
afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como
computadores, videogames, TV, o acesso restrito à leitura no núcleo familiar,
e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a leitura e por
conseqüência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário
precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos,
poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola
busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para a
emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado o
aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo.
De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender
questões eliminativas no vestibular onde só se obtém êxito quem tiver por
hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano
consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, e decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Pode então vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos
significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino,
juntamente com os professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos
educandos, momentos que possam despertar nele s o gosto pela leitura, o amor ao
livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno
deve percebe que a leitura é o instrumento chave par alcançar as competências
necessárias para uma vida de qualidade; produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito da leitura dependem outros elos no processo de
educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia
principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se. Daí a nossa
certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores,
independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena
consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita,
tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos
com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o
que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
ð
OBJETIVO GERAL:
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo
do aluno promovendo o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a
estabilização de formas ortográficas.
ð
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Através deste projeto, semear em cada aluno o gosto pela leitura e que
essa semente se erga até o seu lar através do empréstimo de livros.
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola e buscando
efetivar enquanto processo de leitura à escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da
imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Proporcionar ao indivíduo através da leitura a oportunidade de
alargamento
dos horizontes , pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
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METODOLOGIA - PLANO DE AÇÃO:
Abordagem do assunto durante a 1ª Reunião Pedagógica, para
esclarecimento sobre o projeto e pedido de sugestões.
Avaliação semanal das ações durante os
TDs (tempo disponível para planejamento), semanais.
Iniciar o projeto com o dia da leitura na
escola através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Língua
Portuguesa I participarão de um concurso de produções com o tema do projeto da
seguinte forma: 6º e 7º ano para os três melhores slogans, 8º e 9º anos, para
as três melhores poesias.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes,
ilustrações de frases para divulgar a Feira
Literária nas dependências da Escola,
onde toda a equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização
se necessário, destes trabalhos.
Sugestões
de trabalhos complementares:
Seminários
de leitura com temas transversais
Gincanas e
rodas literárias
Ciranda
Musical
Varal literário
Correio da
amizade
Oficinas
sugeridas na Olimpíada de Língua Portuguesa
ð
RECURSOS:
Recursos
humanos: disponibilizaremos
para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da
colaboração da direção e equipe pedagógica, bolsistas do PIBID Letras, oficineiros
do Programa Mais Educação, Animador
Cultural toda a comunidade escolar.
Recursos
materiais: textos
diversos da literatura de cordel, livros dos autores mencionados no projeto e
demais autores, jornais, revistas, cartolina, papel sulfite, pincéis, tinta
guache, canetinhas, tecidos para confecção das sacolas, etc...
ð
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
O Projeto de Leitura acontecerá de abril a novembro de 2014, sendo uma
aula de leitura quinzenal, sempre intercalada para que não seja interferido nas
disciplinas, bem como em seus conteúdos.
O concurso acontecerá durante as aulas do mês de maio e os melhores
trabalhos serão premiados com livros durante a Feira Literária da Escola.
ð
CRONOGRAMA:
21 de março - Reunião Pedagógica
Apresentação
do projeto para o grupo docente.
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De 24 a 28 de março
Período de
elaboração das ações do projeto.
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De 07 a 11 de abril de 2014
Confecção
das sacolas literárias, organização do acervo e ornamentação da Unidade
Escolar.
|
De
14 a 17 de abril de 2014
Apresentação
do projeto para a comunidade escolar.
Início das
atividades de organização da Feira Literária
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De
Maio a novembro
Realização das atividades sugeridas
anteriormente
|
Agosto
– Mês do Folclore e Aniversário de Cora Coralina
Tertúlia Literária
|
28 de Novembro – Dia de Ação de
Graças
Culminância
do Projeto com a premiação do aluno leitor e do professor incentivador do
ano.
|
ð
Referências:
FREIRE. P. A importância do ato de
ler. 41ª Ed. São Paulo: Cortez 2001.
GERALDI. J. W. O texto na sala de
aula: prática da leitura de textos na escola. 2ª Ed. Cascavel: Assoeste,1984.
REVISTA LEITURAS. Artigo: Livros e
leituras entre professores e alunos.Por Regina Zilberman, professora de Teoria
da literatura da PUC do rio Grande do Sul. 2ª ed. Novembro de 2006
WIKIPÉDIA.
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