sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ESCOLA MUNICIPAL VALTAIR GABI - 2014

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL VALTAIR GABI



Apresentação do projeto da Sala de Leitura para o ano letivo de 2014.






Seropédica, 30 de março de 2014




ESCOLA MUNICIPAL VALTAIR GABI

SALA DE LEITURA CORA CORALINA
PROJETO 2014


“Semeando Leitura


e


Colhendo Amizades
2014
 


    



Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito
debaixo do céu:
Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar
e tempo de arrancar o que se plantou
,...

 (Eclesiastes versículo bíblico)


Sobre Cora Coralina:

 

     Falar de Cora Coralina e de agricultura familiar é muito simples. Cora escrevia sobre as coisas simples da vida. Plantou em sua trajetória lindas citações de sua terra natal.
     Talvez seja rude dizer que a leitura faz parte do folclore brasileiro, tendo em vista que o avanço tecnológico, e o descaso do homem com a natureza nos induz a economia de papel.
Para que não morra a simplicidade do plantio e a nobreza da colheita, vimos através deste projeto um caminho para semear a leitura no ambiente familiar, e que nossos alunos sejam os semeadores. E quem sabe resgatar as rodas de cantigas e contos que tanto nos encantavam quando crianças.

“Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos”.

 

     Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

     Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás.

     Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha. 

     Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934. “Mamãe foi uma mulher à frente do seu tempo”, diz a filha caçula, Vicência Brêtas Tahan, autora do livro biográfico Cora Coragem Cora Poesia. “Dona de uma mente aberta, sempre nos passou a lição de coragem e otimismo.” Aos 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e enviá-las aos editores. Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.
ð  Frases famosas que norteiam o projeto:

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”. Cora Coralina

“Fiz a escalada da montanha da vida
removendo pedras e plantando flores”. 
Cora Coralina

“Lindo demais
Coração é terra que ninguém vê”.
Cora Coralina








SUMÁRIO


PÚBLICO ALVO

DURAÇÃO

JUSTIFICATIVA

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

METODOLOGIA E PLANO DE AÇÃO

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

CONTEÚDOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



ð  PÚBLICO ALVO:

      Alunos do 2º segmento do Ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

ð  DURAÇÃO:

           08 meses (De abril a novembro de 2014).


ð  JUSTIFICATIVA:

     As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas. Desde pequenos, somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. Mesmo as crianças que residem longe dos grandes centros urbanos ou são muito pobres, não dispondo pois, de livros impressos, conhecem o significado de certas siglas e sabem identificar as figuras e os nomes de personagens divulgados por meio de propaganda audiovisual, da televisão, das histórias ouvidas e reproduzidas.
    O universo da leitura envolve o ser humano por todos os lados, estimulando a aprendizagem, tarefa delegada à escola por ocasião da alfabetização, nos primeiros anos da alfabetização, nos primeiros anos da educação fundamental. Nem sempre os resultados são positivos, e muitas crianças acabam por ficar excluídas do mundo das letras, aquele mesmo que as rodeia e que gostariam de decifrar com habilidade e fluência.
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito à leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a leitura e por conseqüência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para a emancipação social e promoção da cidadania.
    A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminativas no vestibular onde só se obtém êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, e decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
    Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com os professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos, momentos que possam despertar nele s o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve percebe que a leitura é o instrumento chave par alcançar as competências necessárias para uma vida de qualidade; produtiva e com realização.
    Sabemos que, do hábito da leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

ð  OBJETIVO GERAL:

    Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno promovendo o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas.

ð  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    Através deste projeto, semear em cada aluno o gosto pela leitura e que essa semente se erga até o seu lar através do empréstimo de livros.
    Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola e buscando efetivar enquanto processo de leitura à escrita.
    Estimular o desejo de novas leituras;
    Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
    Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
    Proporcionar ao indivíduo através da leitura a oportunidade de alargamento
dos horizontes , pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

ð  METODOLOGIA - PLANO DE AÇÃO:

    Abordagem do assunto durante a 1ª Reunião Pedagógica, para esclarecimento sobre o projeto e pedido de sugestões.
Avaliação semanal das ações durante os TDs (tempo disponível para planejamento), semanais.
 Iniciar o projeto com o dia da leitura na escola através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura.

    Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Língua Portuguesa I participarão de um concurso de produções com o tema do projeto da seguinte forma: 6º e 7º ano para os três melhores slogans, 8º e 9º anos, para as três melhores poesias.
    Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de frases para divulgar a Feira Literária nas dependências da Escola, onde toda a equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.
Sugestões de trabalhos complementares:

Seminários de leitura com temas transversais
Gincanas e rodas literárias
Ciranda Musical
Varal literário
Correio da amizade
Oficinas sugeridas na Olimpíada de Língua Portuguesa


ð  RECURSOS:

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e equipe pedagógica, bolsistas do PIBID Letras, oficineiros do Programa Mais Educação,  Animador Cultural toda a comunidade escolar.

Recursos materiais: textos diversos da literatura de cordel, livros dos autores mencionados no projeto e demais autores, jornais, revistas, cartolina, papel sulfite, pincéis, tinta guache, canetinhas, tecidos para confecção das sacolas, etc...

ð  DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:

    O Projeto de Leitura acontecerá de abril a novembro de 2014, sendo uma aula de leitura quinzenal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos.
    O concurso acontecerá durante as aulas do mês de maio e os melhores trabalhos serão premiados com livros durante a Feira Literária da Escola.


ð  CRONOGRAMA:


21 de março - Reunião Pedagógica
Apresentação do projeto para o grupo docente.


De 24 a 28 de março
Período de elaboração das ações do projeto.


De 07 a 11 de abril de 2014
Confecção das sacolas literárias, organização do acervo e ornamentação da Unidade Escolar.


De 14 a 17 de abril de 2014
Apresentação do projeto para a comunidade escolar.
Início das atividades de organização da Feira Literária




De Maio a novembro
Realização das atividades sugeridas anteriormente


Agosto – Mês do Folclore e Aniversário de Cora Coralina
Tertúlia Literária


28 de Novembro – Dia de Ação de Graças
Culminância do Projeto com a premiação do aluno leitor e do professor incentivador do ano.





ð  Referências:

FREIRE. P. A importância do ato de ler. 41ª Ed. São Paulo: Cortez 2001.
GERALDI. J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2ª Ed. Cascavel: Assoeste,1984.
REVISTA LEITURAS. Artigo: Livros e leituras entre professores e alunos.Por Regina Zilberman, professora de Teoria da literatura da PUC do rio Grande do Sul. 2ª ed. Novembro de 2006
WIKIPÉDIA.



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