sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Escola Vera Lúcia Pereira Leite - 2014

Projeto:
Trem da Leitura
“Faça uma viagem sem sair da escola"

Escola Vera Lúcia Pereira Leite
Janaina Lobo da Silva
Professora da Sala de Leitura
Março /2014
Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Seropédica
Secretária Municipal de educação, Cultura e Esporte

Projeto Sala de Leitura
Escola Vera Lúcia Pereira Leite.

Sala de Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental


Público alvo:

Alunos do 1° ou 5° ano do Ensino Fundamental


Duração:

Ano letivo de 2014


Apresentação:

   O Projeto Sala de Leitura 2014 tem por finalidade despertar no aluno o interesse pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, assim formando alunos leitores, críticos e participativos.


Justificativa:

   Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
  Com o Projeto Sala de Leitura “Faça uma viagem sem sair da escola” nossa Unidade Escolar Vera Lúcia vai procurar resgatar o valor da leitura, como ato de amor e satisfação.
   Através da leitura o aluno irá se transportar para um mundo diferente e explorá-lo.
   Nós, professores da sala de leitura, temos que propiciar ao educando momentos que possam despertá-los para o ato da leitura, o amor ao livro, à conscientização para a importância de se adquirir o hábito de ler.
   O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar seus objetivos, para uma vida de produtividade e realizações.
   Buscamos, com o projeto, estimular nossos alunos a entrar no fantástico mundo da imaginação e a mergulhar nos fascinantes livros de contos, fábulas, poesias, crônicas, lendas, romances e tudo o mais que a leitura pode oferecer.
                                                             

Objetivo geral:

   Transformar nossos alunos em leitores ativos de forma gratificante, ampliando seu conhecimento linguístico e cultural.
   Levar nossos pequenos leitores a um horizonte totalmente novo.
   Construir cidadãos capazes de reconhecer seu papel como sujeito social na busca incessante por um mundo melhor.



Objetivos específicos:

·        Estimular a linguagem oral;
·        Despertar o interesse pela leitura;
·         Proporcionar leituras diversas;
·         Identificar recursos para estratégias de leituras;
·        Ter acesso e conhecer diversos tipos de textos;
·        Participar de diversos momentos de leitura;
·          Desenvolver o gosto pela leitura, através do habito de ler, ouvir, cantar, interpretar...
·        Fazer parte de situações de leitura, mesmo que ainda não saiba ler convencionalmente;
·        Fazer leituras de imagens;
·        Proporcionar a leitura individual para estimular preferências e formar leitores autônomos;
·        Identificar a função de cada tipo de texto;
·         Ampliar a capacidade narrativa linguística;
·        Identificar os diversos tipos de textos;
·        Compartilhar opiniões, ideias e preferências sobre leituras realizadas;
·        Enriquecer o vocabulário;
·        Resgatar a nossa cultura.


Estratégias:

Atividades propostas para o desenvolvimento do projeto:
·        Hora do conto;
·        Teatro de fantoche e dedoche;
·        Música e dança;
·        Roda de leitura;
·        Exibição de filme;
·        Confecção de jornal mural ou falando;
·        Dramatização de textos;
·        Concurso de contadores de história;
·        Jogos e brincadeiras de acordo com os contos;
·        Contos utilizando: maquetes, aventais, tapete mágico, caixa ou maleta surpresa;
·        Jornal mural ou falado.


Avaliação:

   Durante o decorrer do ano letivo, não haverá a necessidade de avaliar os alunos com provas ou testes.
   A avaliação será apenas na observação do envolvimento e interesse dos alunos e nas atividades propostas.

  Caso na observação, o aluno estiver com alguma dificuldade, será registrado em um caderno, para analisar e tentar ajudá-lo nesse processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário