Projeto:
Trem
da Leitura
“Faça uma viagem sem sair
da escola"
Escola
Vera Lúcia Pereira Leite
Janaina
Lobo da Silva
Professora
da Sala de Leitura
Março
/2014
Prefeitura
Municipal de Seropédica
Secretária
Municipal de educação, Cultura e Esporte
Projeto Sala de Leitura
Escola
Vera Lúcia Pereira Leite.
Sala de
Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Público
alvo:
Alunos do 1° ou 5° ano do Ensino
Fundamental
Duração:
Ano letivo de 2014
Apresentação:
O Projeto Sala de Leitura 2014 tem por finalidade despertar no aluno o interesse pela leitura,
levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, assim
formando alunos leitores, críticos e participativos.
Justificativa:
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos
alunos do ato de ler.
Com o Projeto Sala de Leitura “Faça uma viagem sem sair da escola” nossa
Unidade Escolar Vera Lúcia vai procurar resgatar o valor da leitura, como ato
de amor e satisfação.
Através da leitura o aluno irá se transportar para um mundo diferente e explorá-lo.
Nós, professores da sala de leitura, temos que propiciar ao educando
momentos que possam despertá-los para o ato da leitura, o amor ao livro, à
conscientização para a importância de se adquirir o hábito de ler.
O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar
seus objetivos, para uma vida de produtividade e realizações.
Buscamos, com o projeto, estimular nossos alunos a entrar no fantástico mundo
da imaginação e a mergulhar nos fascinantes livros de contos, fábulas, poesias,
crônicas, lendas, romances e tudo o mais que a leitura pode oferecer.
Objetivo geral:
Transformar nossos alunos em leitores ativos de forma gratificante,
ampliando seu conhecimento linguístico e cultural.
Levar nossos pequenos leitores a um horizonte totalmente novo.
Construir cidadãos capazes de reconhecer
seu papel como sujeito social na busca incessante por um mundo melhor.
Objetivos específicos:
·
Estimular a linguagem oral;
·
Despertar o interesse pela
leitura;
·
Proporcionar leituras
diversas;
·
Identificar recursos para estratégias de
leituras;
·
Ter acesso e conhecer
diversos tipos de textos;
·
Participar de
diversos momentos de leitura;
·
Desenvolver
o gosto pela leitura, através do habito de ler, ouvir, cantar, interpretar...
·
Fazer parte de
situações de leitura, mesmo que ainda não saiba ler convencionalmente;
·
Fazer leituras de
imagens;
·
Proporcionar a
leitura individual para estimular preferências e formar leitores autônomos;
·
Identificar a função
de cada tipo de texto;
·
Ampliar a capacidade narrativa linguística;
·
Identificar os diversos
tipos de textos;
·
Compartilhar
opiniões, ideias e preferências sobre leituras realizadas;
·
Enriquecer o
vocabulário;
·
Resgatar a nossa
cultura.
Estratégias:
Atividades propostas para o
desenvolvimento do projeto:
·
Hora do conto;
·
Teatro de fantoche e
dedoche;
·
Música e dança;
·
Roda de leitura;
·
Exibição de filme;
·
Confecção de jornal
mural ou falando;
·
Dramatização de
textos;
·
Concurso de
contadores de história;
·
Jogos e brincadeiras
de acordo com os contos;
·
Contos utilizando:
maquetes, aventais, tapete mágico, caixa ou maleta surpresa;
·
Jornal mural ou
falado.
Avaliação:
Durante o decorrer do ano letivo, não haverá a necessidade de avaliar os
alunos com provas ou testes.
A avaliação será apenas na observação do envolvimento e interesse dos
alunos e nas atividades propostas.
Caso na observação, o aluno estiver com alguma dificuldade, será registrado
em um caderno, para analisar e tentar ajudá-lo nesse processo de
ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário