Estado
do Rio de Janeiro
Prefeitura
Municipal de Seropédica
Secretaria
Municipal de Educação Cultura e Esporte
Escola
Municipal Nelson Fernandes Nunes
Projeto
: Sala de Leitura
“Conhecendo
e aprendendo as descobertas através da leitura.”
Professoras:
Célia
Marta
Márcia
Miriam
Zélia
Braga
Fevereiro/2014
Projeto
Sala de Leitura Roseana Murray
Proposta
da Sala de Leitura
ü Criar
o hábito de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Público
alvo:
1º ao 5º ano.
Tempo
de duração: 45 minutos em cada turma, uma vez na semana.
Duração
do Projeto: O ano letivo de 2014.
Este projeto foi elaborado pelas professoras da Sala de
Leitura: Célia Marta, Márcia Miriam e Zélia Braga, com a contribuição das
diretoras Valéria Cristina e Monica Patrícia.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico, em
desenvolvimento na Unidade Escolar.
Introdução
Quem não lembra do
seu primeiro livro?
Quem esqueceu o mundo
sem fronteiras que percorreu lendo os seus primeiros livros? Imaginação,
curiosidade, ansiedade, apreensão e alívio são as sensações provocadas pelo ato
de ler.
A cada intervalo da
leitura, o livro sobre o peito, revivemos, na fantasia, as emoções, os amores e
os sonhos dos personagens, e nos colocamos entre eles.
Comprovamos, a cada
livro, o quanto a leitura provoca nossos pensamentos, eleva nossos
conhecimentos e exercita nossa inteligência.
A partir de então,
começamos a raciocinar melhor, a falar com desenvoltura e a viver melhor o
nosso próprio personagem na vida real, como filho ou como pai, como
profissional ou colega, como companheiro de todos os amores e dos amores de
todos os momentos.
Apoiar iniciativas
que valorizem o livro e promovam a leitura é um dever ético daqueles que, de
alguma forma prática, possam fazê-lo.
A escola é um desses agentes compromissados
com a formação de nossas crianças.
Ler é criar e crescer. Ler é produzir e
construir novos ideários, é preparar jovens para um mundo melhor.
Justificativa
A importância da
leitura na vida da criança, visa criar hábitos de leitura, colaborando com o
seu desempenho, para que ela leia
fluentemente e adquira domínio com os diferentes tipos de gêneros e textos
variados.
É desenvolvido
habilidades que proporcionam um prazer e uma descoberta de conhecimento e aprendizado, que
enriquecerão o seu intelecto e sua imaginação.
Objetivo geral
Provocar uma prática
de ensino, que venha estimular a criança na construção do seu conhecimento,
despertando no mesmo, o interesse pela leitura e escrita de forma espontânea.
Objetivos específicos
Ø
Despertar
e incentivar o interesse pela leitura;
Ø
Desenvolver
habilidades linguísticas como : falar, escutar, ler, escrever e organizar
pensamentos;
Ø
Enriquecer
o vocabulário;
Ø
Contribuir
para a formação de leitores autônomos e competentes;
Ø
Identificar
gêneros, autores, personagens, espaço, tempo das histórias lidas ou contadas;
Ø
Buscar
informações, selecionando estratégias de leitura, conforme os propósitos
específicos;
Ø
Incentivar
o aluno a compreender e utilizar melhorias com as regras ortográficas da Língua
Portuguesa;
Ø
Oferecer
ao aluno, leituras diversas com diferentes tipos de textos e autores.
Algumas atividades a serem realizadas
Ø Premiação ao leitor
mensal
Ø Empréstimo de livros;
Ø Teatro;
Ø Hora do conto;
Ø Dramatização;
Ø Contação de histórias
pelo aluno e pelo professor;
Ø Histórias coletivas;
Ø Ilustração de
histórias;
Ø Histórias contadas
através de títulos e figuras;
Ø Roda de leitura;
Ø Piquenique literário;
Ø Dança;
Ø Confecção de livros;
Ø Leitura ao ar livre;
Ø Reforço escolar;
Ø Confecção de cartões.
Materiais
e métodos
Ø
Livro
Tombo;
Ø
Caderno
de registro;
Ø
Caderno
de empréstimo;
Ø
Ficha
de sócio;
Ø
Catalogação
dos títulos por cores;
Ø
Maleta
de gêneros literários;
Ø
Avental
de contação de histórias;
Ø
Estantes
e armários com material próprio de leitura;
Ø
Mesas
e cadeiras para os alunos;
Ø
Exposição
de livros;
Ø
Pasta
com diversos gêneros textuais;
Ø
Fantoches;
Ø
Dedoches;
Ø
Fantasias
para peças teatrais;
Ø
Sacola
mágica;
Ø
Envelope
com baralho para produção de textos;
Ø
Baú
da leitura.
“Meus filhos terão computadores,sim,mas antes
terão livros, sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever,
inclusive a sua própria história.”( Bill Gates)
Avaliação
Os trabalhos
propostos desenvolvidos pelos alunos e a desenvoltura de cada um, com a
leitura.
Conclusão
A escola precisa
formar indivíduo crítico, letrado e capaz de seguir aprendendo pelo resto de
sua vida. Para isso, é necessário desfazer as fronteiras rígidas existentes
entre as disciplinas, que fragmentam o saber do aluno, impedindo-o de construir
seu conhecimento por seus próprios meios.
A leitura é uma atividade que merece ter lugar
destacado na prática escolar, portanto, deve ser ensinada por todos os
professores, em todas as matérias com o intuito de desenvolver o hábito de
leitura das crianças.
A leitura desperta o
senso crítico e ajuda na formação, enquanto cidadão.
Referências Bibliográficas
Ø
Senai-Coleção
É só o começo;
Ø
Nova
Escola-Ler na escola-Ag/2010
Ø
Nova
Escola-Gestão Escolar- A escola que lê-Ag/set2010
Ø
Nova
Escola-Leitura ,as melhoras estratégias para ler, para estudar e para se
informar-Ag/2006
Sumário
Proposta
da Sala de Leitura____________________________3
Público
alvo________________________________________3
Tempo
de duração___________________________________3
Duração
do projeto___________________________________3
Introdução__________________________________________4
Justificativa_________________________________________4
Objetivo
geral_______________________________________4
Objetivos
específicos_________________________________4
Algumas
atividades a serem realizadas__________________5
Materiais
e métodos_________________________________5
Avaliação__________________________________________5
Conclusão__________________________________________5
Referências
Bibliográficas______________________________6
Nenhum comentário:
Postar um comentário