sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Escola Municipal Nelson Fernandes Nunes - 2014

Estado do Rio de Janeiro
Prefeitura Municipal de Seropédica
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte
Escola Municipal Nelson Fernandes Nunes



Projeto : Sala de Leitura


“Conhecendo e aprendendo as descobertas através da leitura.”


Professoras:                         Célia Marta
Márcia Miriam
Zélia Braga




Fevereiro/2014
Projeto Sala de Leitura Roseana Murray



Proposta da Sala de Leitura

ü  Criar o hábito de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Público alvo: 1º ao 5º ano.

Tempo de duração: 45 minutos em cada turma, uma vez na semana.

Duração do Projeto: O ano letivo de 2014.
Este projeto foi elaborado pelas professoras da Sala de Leitura: Célia Marta, Márcia Miriam e Zélia Braga, com a contribuição das diretoras Valéria Cristina e Monica Patrícia.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico, em desenvolvimento na Unidade Escolar.



Introdução

Quem não lembra do seu primeiro livro?
Quem esqueceu o mundo sem fronteiras que percorreu lendo os seus primeiros livros? Imaginação, curiosidade, ansiedade, apreensão e alívio são as sensações provocadas pelo ato de ler.
A cada intervalo da leitura, o livro sobre o peito, revivemos, na fantasia, as emoções, os amores e os sonhos dos personagens, e nos colocamos entre eles.
Comprovamos, a cada livro, o quanto a leitura provoca nossos pensamentos, eleva nossos conhecimentos e exercita nossa inteligência.
A partir de então, começamos a raciocinar melhor, a falar com desenvoltura e a viver melhor o nosso próprio personagem na vida real, como filho ou como pai, como profissional ou colega, como companheiro de todos os amores e dos amores de todos os momentos.
Apoiar iniciativas que valorizem o livro e promovam a leitura é um dever ético daqueles que, de alguma forma prática, possam fazê-lo.
 A escola é um desses agentes compromissados com a formação de nossas crianças.
 Ler é criar e crescer. Ler é produzir e construir novos ideários, é preparar jovens para um mundo melhor.

Justificativa

A importância da leitura na vida da criança, visa criar hábitos de leitura, colaborando com o seu desempenho, para que  ela leia fluentemente e adquira domínio com os diferentes tipos de gêneros e textos variados.
É desenvolvido habilidades que proporcionam um prazer e uma descoberta  de conhecimento e aprendizado, que enriquecerão o seu intelecto e sua imaginação.

Objetivo geral

Provocar uma prática de ensino, que venha estimular a criança na construção do seu conhecimento, despertando no mesmo, o interesse pela leitura e escrita de forma espontânea.

Objetivos específicos

Ø  Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
Ø  Desenvolver habilidades linguísticas como : falar, escutar, ler, escrever e organizar pensamentos;
Ø  Enriquecer o vocabulário;
Ø  Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes;
Ø  Identificar gêneros, autores, personagens, espaço, tempo das histórias lidas ou contadas;
Ø  Buscar informações, selecionando estratégias de leitura, conforme os propósitos específicos;
Ø  Incentivar o aluno a compreender e utilizar melhorias com as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
Ø  Oferecer ao aluno, leituras diversas com diferentes tipos de textos e autores.


Algumas atividades a serem realizadas

Ø  Premiação ao leitor mensal
Ø  Empréstimo de livros;
Ø  Teatro;
Ø  Hora do conto;
Ø  Dramatização;
Ø  Contação de histórias pelo aluno e pelo professor;
Ø  Histórias coletivas;
Ø  Ilustração de histórias;
Ø  Histórias contadas através de títulos e figuras;
Ø  Roda de leitura;
Ø  Piquenique literário;
Ø  Dança;
Ø  Confecção de livros;
Ø  Leitura ao ar livre;
Ø  Reforço escolar;
Ø  Confecção de cartões.

Materiais e métodos


Ø  Livro Tombo;
Ø  Caderno de registro;
Ø  Caderno de empréstimo;
Ø  Ficha de sócio;
Ø  Catalogação dos títulos por cores;
Ø  Maleta de gêneros literários;
Ø  Avental de contação de histórias;
Ø  Estantes e armários com material próprio de leitura;
Ø  Mesas e cadeiras para os alunos;
Ø  Exposição de livros;
Ø  Pasta com diversos gêneros textuais;
Ø  Fantoches;
Ø  Dedoches;
Ø  Fantasias para peças teatrais;
Ø  Sacola mágica;
Ø  Envelope com baralho para produção de textos;
Ø  Baú da leitura.

“Meus filhos terão computadores,sim,mas antes terão livros, sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história.”( Bill Gates)

Avaliação

Os trabalhos propostos desenvolvidos pelos alunos e a desenvoltura de cada um, com a leitura.



Conclusão


A escola precisa formar indivíduo crítico, letrado e capaz de seguir aprendendo pelo resto de sua vida. Para isso, é necessário desfazer as fronteiras rígidas existentes entre as disciplinas, que fragmentam o saber do aluno, impedindo-o de construir seu conhecimento por seus próprios meios.
 A leitura é uma atividade que merece ter lugar destacado na prática escolar, portanto, deve ser ensinada por todos os professores, em todas as matérias com o intuito de desenvolver o hábito de leitura das crianças.
A leitura desperta o senso crítico e ajuda na formação, enquanto cidadão.


Referências Bibliográficas
                       
Ø  Senai-Coleção É só o começo;  
Ø  Nova Escola-Ler na escola-Ag/2010
Ø  Nova Escola-Gestão Escolar- A escola que lê-Ag/set2010
Ø  Nova Escola-Leitura ,as melhoras estratégias para ler, para estudar e para se informar-Ag/2006


Sumário

Proposta da Sala de Leitura____________________________3

Público alvo________________________________________3

Tempo de duração___________________________________3

Duração do projeto___________________________________3

Introdução__________________________________________4

Justificativa_________________________________________4

Objetivo geral_______________________________________4

Objetivos específicos_________________________________4

Algumas atividades a serem realizadas__________________5
Materiais e métodos_________________________________5

Avaliação__________________________________________5

Conclusão__________________________________________5

Referências Bibliográficas______________________________6




Nenhum comentário:

Postar um comentário