ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
PROJETO SALA DE LEITURA
CONTAR HISTÓRIA É VIVER LINDOS SONHOS
Publico alvo:
Alunos dos anos
iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Justificativa
Uma grande dificuldade dos alunos do Ensino Fundamental está na leitura e
interpretação de textos. Sabemos que essa dificuldade se dá na falta do hábito
de leitura e de um contato mais íntimo com os livros.
Um dos desafios dos dias atuais nas escolas é desenvolver no aluno o gosto pela
leitura, sabemos que ler é a porta para a cidadania. Através da leitura podemos
promover o questionamento, o uso das habilidades de interpretação e
investigação, a leitura precisa ser vista como uma habilidade de indagar,
pesquisar, criar e recriar. O aluno que possui contato com livros, revistas,
jornais, etc. terá um melhor desempenho escolar. Essa prática certamente levará
ao hábito da leitura e do prazer de ler que em breve deixará de ser uma
obrigação, para ser uma atividade prazerosa.
Objetivo Geral
Motivar os alunos dos
anos iniciais do Ensino Fundamental, transformando-os em leitores estimulados
por propostas diferenciadas, lúdicas, obtendo a literatura como base de
estratégia, associada ao conhecimento investigativo.
Objetivos Específicos
·
Estimular o hábito de leitura com variedade de gêneros textuais;
·
Incentivar a formação de leitores e o desenvolvimento do gosto pelos
diferentes tipos de leitura;
·
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·
Ampliar conhecimentos e opiniões dos educandos;
·
Contar histórias, realizando dramatizações;
·
Valorizar a leitura e o trabalho em grupo;
·
Desenvolver o projeto com estratégia de trabalho em equipe, favorecendo
articulação entre a leitura e os diferentes conteúdos;
·
Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de
cada tipologia textual;
·
Ampliar o vocabulário e as experiências de leitura;
·
Oportunizar aos alunos o acesso ao acervo de inúmeras obras literárias
de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas
capacidades criativas.
Desenvolvimento do
Projeto
O educando precisa de
motivação para ler.Associar à literatura, interpretação de textos e
contextualização de atividades, podendo ajudá-lo no desenvolvimento das
habilidades de aprendizagem e investigação, fazendo com que o aluno transforme
o abstrato em concreto, de acordo com a realidade
em que vive.
Assim, desenvolvendo toda capacidade no momento de leitura, abrangendo a
formação de critérios pessoais e valores como: Respeito, justiça,
solidariedade, liberdade, responsabilidade e criatividade.
Propiciar ao aluno melhorias no processo de aquisição da leitura e escrita,
estabelecendo distinção entre poder ler e ter o prazer de ler, valorizando os
clássicos da literatura e seus autores.
Desenvolvimento das
seguintes atividades:
·
Leitura livre;
·
Teatro de fantoches;
·
Música e dança;
·
Atividades culturais;
·
Dramatização;
·
Competências comunicativas: leitura, escrita e oralidade;
·
Pesquisas;
·
Trabalho em grupo;
·
Trabalho individual;
·
Desenho à mão livre.
Conteúdos para o
despertar:
·
Leitura de texto;
·
Contos populares;
·
Leitura e escrita de textos de memória;
·
Contos de fadas;
·
Fábulas;
·
Folclore;
·
Jornal;
·
Crônicas;
·
Histórias em quadrinho;
·
Texto dramático;
·
Literatura de cordel;
·
Datas comemorativas;
·
Recorte e colagem.
Duração do Projeto
O projeto deverá ser realizado durante todo o ano letivo. Atendendo a todos os
alunos da Unidade Escolar (1º ao 5º ano).
Referências
Bibliográficas:
Prado, Angélica;
HULLE, Cristina. Projeto Prosa, 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.
MOTTA, Cristiane,
Aprender Juntos, 3ª edição, São Paulo: SM, 2011.
SANTANA, Erika;
Conhecer e crescer, 3ª edição, São Paulo: Esc. Educacional, 2011.
CARNEVALLE, Maira
Rosa; Projeto Prosa, 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.
CARNEVALLE, Maira
Rosa; Projeto Prosa, 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.
Avaliação
A avaliação é uma
etapa importante do projeto, pois só assim saberemos se os objetivos propostos
estão sendo atingidos. É importante avaliar o projeto, seu planejamento e
execução, considerando principalmente a participação e o
acompanhamento dos avanços dos alunos, em relação aos objetivos propostos.
PROJETO: “CONTAR
HISTÓRIA É VIVER LINDOS SONHOS”
Escola Municipal Maria Lúcia
Professoras: Rosangela
de Oliveira Rodrigues Cicarino
Regina Lúcia Gomes
2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário