sexta-feira, 15 de agosto de 2014


ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE


PROJETO SALA DE LEITURA

CONTAR HISTÓRIA É VIVER LINDOS SONHOS

Publico alvo:
Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Justificativa
          Uma grande dificuldade dos alunos do Ensino Fundamental está na leitura e interpretação de textos. Sabemos que essa dificuldade se dá na falta do hábito de leitura e de um contato mais íntimo com os livros.
          Um dos desafios dos dias atuais nas escolas é desenvolver no aluno o gosto pela leitura, sabemos que ler é a porta para a cidadania. Através da leitura podemos promover o questionamento, o uso das habilidades de interpretação e investigação, a leitura precisa ser vista como uma habilidade de indagar, pesquisar, criar e recriar. O aluno que possui contato com livros, revistas, jornais, etc. terá um melhor desempenho escolar. Essa prática certamente levará ao hábito da leitura e do prazer de ler que em breve deixará de ser uma obrigação, para ser uma atividade prazerosa.


Objetivo Geral
Motivar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, transformando-os em leitores estimulados por propostas diferenciadas, lúdicas, obtendo a literatura como base de estratégia, associada ao conhecimento investigativo.


Objetivos Específicos
·         Estimular o hábito de leitura com variedade de gêneros textuais;
·         Incentivar a formação de leitores e o desenvolvimento do gosto pelos diferentes tipos de leitura;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Ampliar conhecimentos e opiniões dos educandos;
·         Contar histórias, realizando dramatizações;
·         Valorizar a leitura e o trabalho em grupo;
·         Desenvolver o projeto com estratégia de trabalho em equipe, favorecendo articulação entre a leitura e os diferentes conteúdos;
·         Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de cada tipologia textual;
·         Ampliar o vocabulário e as experiências de leitura;
·         Oportunizar aos alunos o acesso ao acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.

Desenvolvimento do Projeto
O educando precisa de motivação para ler.Associar à literatura, interpretação de textos e contextualização de atividades, podendo ajudá-lo no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem e investigação, fazendo com que o aluno transforme o abstrato em concreto, de acordo com a realidade
em que vive.
          Assim, desenvolvendo toda capacidade no momento de leitura, abrangendo a formação de critérios pessoais e valores como: Respeito, justiça, solidariedade, liberdade, responsabilidade e criatividade.
          Propiciar ao aluno melhorias no processo de aquisição da leitura e escrita, estabelecendo distinção entre poder ler e ter o prazer de ler, valorizando os clássicos da literatura e seus autores.


Desenvolvimento das seguintes atividades:
·         Leitura livre;
·         Teatro de fantoches;
·         Música e dança;
·         Atividades culturais;
·         Dramatização;
·         Competências comunicativas: leitura, escrita e oralidade;
·         Pesquisas;
·         Trabalho em grupo;
·         Trabalho individual;
·         Desenho à mão livre.

Conteúdos para o despertar:

·         Leitura de texto;
·         Contos populares;
·         Leitura e escrita de textos de memória;
·         Contos de fadas;
·         Fábulas;
·         Folclore;
·         Jornal;
·         Crônicas;
·         Histórias em quadrinho;
·         Texto dramático;
·         Literatura de cordel;
·         Datas comemorativas;
·         Recorte e colagem.


Duração do Projeto
          O projeto deverá ser realizado durante todo o ano letivo. Atendendo a todos os alunos da Unidade Escolar (1º ao 5º ano).



Referências Bibliográficas:

Prado, Angélica; HULLE, Cristina. Projeto Prosa, 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.

MOTTA, Cristiane, Aprender Juntos, 3ª edição, São Paulo: SM, 2011.

SANTANA, Erika; Conhecer e crescer, 3ª edição, São Paulo: Esc. Educacional, 2011.

CARNEVALLE, Maira Rosa; Projeto Prosa, 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.

CARNEVALLE, Maira Rosa; Projeto Prosa, 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.


Avaliação

A avaliação é uma etapa importante do projeto, pois só assim saberemos se os objetivos propostos estão sendo atingidos. É importante avaliar o projeto, seu planejamento e execução, considerando principalmente a participação e o acompanhamento dos avanços dos alunos, em relação aos objetivos propostos.


PROJETO: “CONTAR HISTÓRIA É VIVER LINDOS SONHOS


Escola Municipal Maria Lúcia
 Professoras: Rosangela de Oliveira Rodrigues Cicarino
 Regina Lúcia Gomes







2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário