sexta-feira, 15 de agosto de 2014

E.M.Luiz Cláudio Baranda - 2014

E.M.Luiz Cláudio Baranda

O prazer de ler com histórias em quadrinhos

Com momentos Literários




Projeto Pedagógico da Sala de Leitura
Prof ª . Andreza Ramalho da Silva Fernandes
                           Março/ 2014

                                                                  2
                         SUMÁRIO




PÚBLICO ALVO ..........................................................................................................3

DURAÇÃO ..................................................................................................................3

JUSTIFICATIVA ..........................................................................................................3

OBJETO GERAL .........................................................................................................4

OBJETO ESPECÍFICOS .............................................................................................4

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ........................................................................4

MATERIAL E MÉTODOS DA SALA DE LEITURA ......................................................5

AVALIAÇÃO ................................................................................................................6

PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO LEITOR .................................7

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................................8

 

    3
ESTADO  DO RIO DE JANEIRO
                                PREFEITURA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
                                SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO        

  


PROJETO SALA DE LEITURA

O prazer de ler com histórias em quadrinhos.

PÚBLICO ALVO:

Alunos dos anos iníciais do Ensino Fundamental ( 1 º ao 5º  ano)


Duraçaõ :
1º e 2º semestre /2014

Justificativa

Através da leitura podemos promover o questionamento, o uso das habilidades de interpretação , pois a leitura deve ser vista como uma possibilidade de pesquisar, criar e recriar.
É preciso tornar a leitura mais prazerosa e interessante , icentivando os alunos a produzirem conhecimentos de formas diversificadas,  transformando os leitores estimulados por propostas diferenciadas lúdicas e  lustradas, tendo o gibi como base de estratégia .Proposta que vão além dos livros didáticos associando a leitura com a reflexão das práticas do dia a dia , contribuindo para a formação de cidadãos.


         4
Objetivo Geral

Realizar atividades para que os alunos desenvolvam competências relacionadas à habilidade de produzir narrativas, além de ensina-los a contar histórias, também se abre caminho para o enriquecimento dos usos de linguagem oral.
Proporcionar ao aluno  interação com a leitura e dramatização é contríbuir para formação de cidadãos mais criticos e conscientes , de seu poder de decisão e atuação, facilitando a leitura do mundo onde vivem.

Objetivos Específicos

·         Desenvolver o processo de ensino e aprendizagem;
·         Estimular habitos de leitura com variedade de gêneros textuais;
·         Proporcionar a leitura percebida do cotidiano;
·         Favorecer as estratégicas de leitura  com jogos, cartazes, ilustrações e musicas;
·         Estimular a leitura com atividades culturais como : música, teatro e dança;
·         Tornar o gibi uma ferramenta nas atividades da sala de leitura;
·         Inserir o projeto de leitura ao projeto pedagógico de forma estimulante para o aluno;
·         Valorizar leituras com conceitos básicos de equilibrio da vida.

Desenvolvimento  do Projeto

Dferentemente do que se suponha contar histórias não é um dom , algo que poucos dominam uma característica inata. É possivel desenvolver essa capacidade , aprendê-la e ampliá-la .
Associar a leitura de gibis, interpretação de textos e contextualização de atibvidades, pode ajudar desenvolvimento das habilidades de aprendizagem e investigação, fazendo com oque a criança torne o obstrato , em compreensão da realidade em que vive, abrangendo a formação de critérios pessoais e valores como: respeito, justiça, solidariedade , liberdade e responsabilidade.
O recanto de uma história com quadrinhos é uma estratégia muito interessante +e estimuladora que se deve ser usada pelo professor, pois contribui para ampliar a competência de produção de textos e o repertório linguisticos .
Dessa forma para garantir que os alunos realizem as atividades propostas, é preciso uma vivência prévia como leitores ou ouvintes de diferentes narrativas de contos, textos com variedade de gênero e gibis ilustrados, pois a prática de compartilhar narrativas orais e escritas atravessam séculos de história da humanidade, e ainda persiste pesar da ivenção dos meios eletrônicos.Mesmo que menos frequente em nossos dias, os contadores ainda realizam essa mágica:
“ Enfeitam” utilizando, como único  artifício , sua capacidade de contar uma boa história.
Independente da atual vida escolar ou idade do aluno , a leitura de contos ou gibi proporciona a facilidade de oferecer inúmeras possibilidades de temas abordados como: Saúde, educação , preservação ambiental , ética, cidadania pluralidade cultural e questões tecnógicas.
O projeto oferece oportunidade de reflexão , com palavras diversificadas e troca de idéias. Valoriza e estabelece  a distinção entre por ler, e ter o prazer de ler , desperando para os clássicos da literatura, dos gibis e seus criadores.
A aula de leitura deverá desenvolver  as seguintes atividades:

·         Teatro;
·         Pesquisas;
·         Passeios;
·         Confecção de cartazes;
·         Empréstimo de livro;
·         Dramatização de textos ou livros;
·         Atividades culturais;
·         Confecção de murais;
·         Competências comunicativas: Leitura ,escrita e oralidade;
·         Produção de texto;
·         Desenho à mão livre;
·         Pintura e colagem;
·         Trabalho em grupo;
·         Roda de conversa;
·         Gibis variados

5
Material e Métodos da sala de Leitura

A aula de leitura terá uma carga semanal de 20 horas ( Um tempo de aula ) por turma
( 45 min.) . O professor realizará a organização da sala de leitura referente aos conteúdos.
·         Carderno de registros de cada aula por turma;
·         Livro tombo (Acervo) da Unidade Escolar;
·         Caderno de controle de empréstimo;
·         Ficha de sócio;
·         Catalogação de temas literários;
·         Baú de histórias para utilização dos educadores
·         Caixas: Gêneros textuais;
·         Mural temático e alusivo ao tema trabalhado;
·         Cantinho da leitura específico com gibis

Conteúdos

·         Leitura e escrita de textos;
·         Gibis e histórias em quadrinhos;
·         Fábulas;
·         Contos de fada;
·         Contos populares;
·         Leitura de textos;
·         Cantigas, advinhas, trava-língua e parlendas;
·         Crônicas
·         Notícias
·         Folclore;
·         Literatura de Cordel;
·         Jornal;
·         Teatro;
·         Música;
·         Dança;
·         Danças comemorativas;
·         Recorte e colagem;



6
Avaliação

A avaliação  completa a análise do professor. É necessário um aspecto diversificado de recursos de avaliação para que se possam mapear diferentes competências.

·         Caderno de avaliação com base na leitura;
·         Planilha de observação e avaliação por turma;
·         Particupação e interesse dos educados.







7
PLANILHA DE AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO LEITOR
 Obra analisada:
------Ano ------ Turma: ___________ Prof.:__________Turno:_______
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

NOME DO ALUNO
OUVE COM ATENÇÃO
COMENTA O TEXTO
INTERPRETA O TEXTO
DEFENDE SUAS IDÉIAS COM ARGUMENTO
RELACIONA TEXTO E IMAGEM






























































































































Observação da turma:











                                                                                                                                         8

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

PRADO, Angélica; HULLE, Cristina. Projeto Prosa (Ciências 2º ano). 2ª edição São Paulo: Saraiva, 2011.

MOTTA, Cristiane;  Aprender Juntos (Ciências 4º ano). 3ª edição, São Paulo: SM, 2011.

SANTANA,  Erika; Conhecer e Crescer (Ciências 3º ano). 3ª edição,  São Paulo: Esc Educacional, 2011.

CARNEVALLE, Maíra Rosa; Projeto Rosa (Ciências 4º ano). 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2011.

CARNEVALLE, Maíra Rosa; Projeto Rosa (Ciências 3º ano). 2ª edição, São Paulo Saraiva, 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário